Estudo químico ambiental do rio Murucupi – Barcarena, PA, Brasil, área impactada pela produção de alumínio (doi:10.4136/ambi-agua.34)

  • Simone Pinheiro Pereira Universidade Federal do Pará
  • Maurício Araújo Lima ELETRONORTE
  • K'Ellen Heloizy Freitas UFPA
  • Cleide Samara Mescouto UFPA
  • Augusto Fonseca Saraiva ELETRONORTE
Palavras-chave: Rio, metais, Amazônia

Resumo

O presente estudo avalia as condições químicas do rio Murucupi em relação aos parâmetros físico-químicos e à presença de elementos químicos na água e suas correlações. O rio Murucupi localiza-se na região amazônica próximo a uma planta de produção de alumínio. Foram analisados os elementos maiores, menores e traço (Ca, Mg, Na, K, Fe, Al, Ba, Mn, Sr, Zn, Ni, Pb e Cu) e os parâmetros físico-químicos, acidez, alcalinidade total, matéria orgânica, pH, turbidez, temperatura, condutividade, oxigênio dissolvido (OD) e dureza total. 13 pontos foram selecionados ao longo do rio. Em relação aos parâmetros físico-químicos somente o pH e o OD apresentaram valores em não conformidade com a faixa de valores estabelecidos pela resolução 357/05 do CONAMA. Quanto aos elementos químicos somente o alumínio (Al: 356,04µg/L) e o ferro (Fe: 1080,80µg/L), estiveram em não conformidade com a legislação. Estes resultados apontam para uma possível influência antropogênica na contaminação dos rios da Amazônia por rejeitos da produção do alumínio.

Biografia do Autor

Simone Pinheiro Pereira, Universidade Federal do Pará
Simone de Fátima Pinheiro Pereira, possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará (1982) , graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade Federal do Pará (1987) , especialização em Educação e Problemas Regionais pela Universidade Federal do Pará (1989) e doutorado em Química pela Universidade Federal da Bahia (1997) . Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Pará e Pesquisador das Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e Ambiental. Atuando principalmente nos seguintes temas: química ambiental, recursos hídricos, poluentes inorgânicos, problemas ambientais da Amazônia, toxicologia dos metais pesados, etc.
Maurício Araújo Lima, ELETRONORTE
Maurício A. de Lima é Químico Industrial formado pela UFPA e mestre em Química pela UFPA. Trabalha como Químico nas Centrais Elétricas do Norte do Brasil (ELETRONORTE) onde, em parceria com a UFPA desenvolve trabalhos de pesquisa na área da química analítica e ambiental.
K'Ellen Heloizy Freitas, UFPA
K’Ellen Heloizy G. Freitas nasceu em Belém, estado do Pará em 20/06/1980, graduou-se em Química Industrial em 2000 pela UFPA, e concluiu o Mestrado em Química em 2005. Atua nas áreas de Química Analítica, Análise de Traços e Química Ambiental onde possui vários trabalhos publicados. Atualmente desenvolve tese de doutorado em São Carlos na área de química analítica
Cleide Samara Mescouto, UFPA
Cleide Samara T. Mescouto é Química Industrial formada pela UFPA é mestre em Química pela UFPA. É membro do LAQUANAM onde desenvolve trabalhos de pesquisa na área da química analítica e ambiental com ênfase a análise de metais pela técnica do ICP-AES.
Augusto Fonseca Saraiva, ELETRONORTE
Augusto Fonseca Saraiva é Licenciado em Química formado pela UFPA e mestre em Ciências Ambientais pela UFA. Trabalha como Químico nas Centrais Elétricas do Norte do Brasil (ELETRONORTE) onde, em parceria com a UFPA desenvolve trabalhos de pesquisa na área da química analítica e ambiental.
Publicado
20/12/2007
Seção
Artigos