Estudo do balanço hídrico na bacia do rio Canoas em Urubici, SC, Brasil: subsídio à proteção da zona de recarga direta do Sistema Aquífero Guarani (doi:10.4136/ambi-agua.156)

  • Marcelo Pedroso Curtarelli Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • Daniel José da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Celso Moller Ferreira Texas A&M University
Palavras-chave: Sistema Aquífero Guarani, recarga direta, balanço hídrico

Resumo

O Sistema Aquífero Guarani (SAG) é considerado um dos maiores reservatório de águas subterrâneas transfronteiriços do mundo, o conhecimento das características hidrogeológicas do SAG é muito incipiente e irregular pelos países que o abrangem. No Brasil, o SAG se distribui por oito estados, existindo áreas razoavelmente bem conhecidas, como nos estados de São Paulo e Paraná, contrastando com poucas ou quase ausência de informações em outros estados. Este trabalho teve como objetivo estudar os componentes do balanço hídrico superficial na bacia hidrográfica do rio Canoas, no município de Urubici, localizado na Serra Geral Catarinense, Zona de Recarga Direta do Sistema Aquífero Guarani – ZRD/SAG, e identificar quais sub-bacias dentro da área de estudo são mais propicias à recarga direta do SAG. Foi utilizada a metodologia proposta pela UNESCO, descrita no guia para elaboração do balanço hídrico na América do Sul, sendo levados em consideração os seguintes fatores: precipitação, escoamento superficial e evapotranspiração. O armazenamento de água calculado para a bacia é de cerca de 63,9 mm ao ano, os meses de julho e de janeiro são os mais propícios ao armazenamento de água na bacia. As sub-bacias do rio do Cachimbo e do rio dos Bugres são as que mais contribuem com o armazenamento de água global na bacia, com 170,6 mm e 91,6 mm armazenados respectivamente. As sub-bacias do Alto Canoas, rio do Cachimbo e rio dos Bugres foram as que apresentaram condições mais propicias para a recarga direta do SAG.

Biografia do Autor

Marcelo Pedroso Curtarelli, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Engenheiro Sanitárista e Ambiental formado pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2009). Faz parte do Grupo de Pesquisa em Governança da Água e território -GTHidro -, laboratório vinculado ao departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, desde 2007 onde atua na área de planejamento e gestão de recursos hídricos utilizando como ferramentas sistemas de informações geográficas e técnicas de geoprocessamento. Atualmente está realizando curso de pós graduação (mestrado) em Sensoriamento Remoto no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE.
Daniel José da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976); especialização em Hidrologia e Recursos Hídricos pelo Instituto de Hidrologia de Madrid, Espanha (1978) e pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas de Porto Alegre (1983); mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991); doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e pós-doutorado pela Université du Québec à Montréal, Canadá (2005). É Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina, lotado no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental e membro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da UFSC. Já orientou duas teses de doutorado e 19 dissertações de mestrado. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Gestão de Bacias Hidrográficas, atuando principalmente nos seguintes temas: governança da água e do território, educação ambiental, transdisciplinaridade, recursos hídricos, bacias hidrográficas, unidades de conservação e sustentabilidade.
Celso Moller Ferreira, Texas A&M University
Possui especialização em Hidrologia General y Aplicada (Máster) pelo CEDEX - Centro de Estudios Hidrograficos de Madrid (2006) e mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é aluno de doutorado (PhD Water Resources Engineering) no Departamento de Engenharia Civil da Texas A&M University onde trabalha como Teacher Assistant e Research Assistant na linha de pesquisa de GIS Applied to Water Resources. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gerenciamento de Recursos Hídricos, Hidrologia, Engenharia Hidraulica e SIG. Foi pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (2004-2008) e Gerente de Outorga de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Santa Catarina(2007-2008).
Publicado
23/12/2010
Seção
Artigos