Estudo do balanço hídrico na bacia do rio Canoas em Urubici, SC, Brasil: subsídio à proteção da zona de recarga direta do Sistema Aquífero Guarani (doi:10.4136/ambi-agua.156)
Palavras-chave:
Sistema Aquífero Guarani, recarga direta, balanço hídrico
Resumo
O Sistema Aquífero Guarani (SAG) é considerado um dos maiores reservatório de águas subterrâneas transfronteiriços do mundo, o conhecimento das características hidrogeológicas do SAG é muito incipiente e irregular pelos países que o abrangem. No Brasil, o SAG se distribui por oito estados, existindo áreas razoavelmente bem conhecidas, como nos estados de São Paulo e Paraná, contrastando com poucas ou quase ausência de informações em outros estados. Este trabalho teve como objetivo estudar os componentes do balanço hídrico superficial na bacia hidrográfica do rio Canoas, no município de Urubici, localizado na Serra Geral Catarinense, Zona de Recarga Direta do Sistema Aquífero Guarani – ZRD/SAG, e identificar quais sub-bacias dentro da área de estudo são mais propicias à recarga direta do SAG. Foi utilizada a metodologia proposta pela UNESCO, descrita no guia para elaboração do balanço hídrico na América do Sul, sendo levados em consideração os seguintes fatores: precipitação, escoamento superficial e evapotranspiração. O armazenamento de água calculado para a bacia é de cerca de 63,9 mm ao ano, os meses de julho e de janeiro são os mais propícios ao armazenamento de água na bacia. As sub-bacias do rio do Cachimbo e do rio dos Bugres são as que mais contribuem com o armazenamento de água global na bacia, com 170,6 mm e 91,6 mm armazenados respectivamente. As sub-bacias do Alto Canoas, rio do Cachimbo e rio dos Bugres foram as que apresentaram condições mais propicias para a recarga direta do SAG.
Publicado
23/12/2010
Edição
Seção
Artigos
Autores mantêm os direitos autorais pelo seu artigo. Entretanto, repassam direitos de primeira publicação à revista Ambiente & Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science. Em contrapartida, a revista pode transferir os direitos autorais, incluindo direito de enviar o trabalho para outras bases de dados ou meios de publicação. A revista exerce a licença CC BY 4.0