Estudo da quantificação do medicamento Azitromicina no solo, pela técnica de Infravermelho com o Transformada de Fourier (IFTR)

  • Amanda Carvalho Miranda Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP, Brasil Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
  • Rogerio Bonette Klepa Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP, Brasil Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
  • Thiago Michel Brito de Farias Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Diadema, SP, Brasil Departamento de Diagnóstico por Imagem (EPM).
  • José Carlos Curvelo Santana Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química.
Palavras-chave: contaminação de solo por medicamento, descarte de antibióticos, meio ambiente.

Resumo

Algumas classes de drogas representam maior criticidade como contaminação ambiental; os antibióticos em geral representam os contaminantes mais potentes e que causam maiores danos ao meio ambiente. O objetivo deste trabalho é quantificar a porcentagem de contaminação do solo por Azitromicina em apresentações de 500 mg, através da aplicação da Espectroscopia no Infravermelho com Transformada de Fourier. Verificou-se que o fármaco, mesmo na característica de micropoluente, exerce impactos significativos ao meio ambiente e que sua extração, quando realizada com o Acetonitrila pura, permite quantificar satisfatoriamente seus resíduos em amostras de solo.


Publicado
21/01/2019
Seção
Artigos