Avaliação rápida da integridade ecológica em riachos urbanos na bacia do rio Corumbá no Centro-Oeste do Brasil

  • Giovanna Gomes Cordeiro Universidade de Brasília - UnB
  • Nathália de Macêdo Guedes Universidade de Brasília - UnB
  • Tiago Borges Kisaka Universidade de Brasília - UnB
  • Gabriela Bielefeld Nardoto Universidade de Brasília - UnB
Palavras-chave: chironomidae, efluentes domésticos, macroinvertebrados bentônicos.

Resumo

A urbanização tem ocasionado o lançamento de volumes significativos de efluentes domésticos parcialmente tratados nos corpos hídricos brasileiros causando diversos prejuízos ecológicos para estes ecossistemas. Para avaliar a integridade ecológica de riachos na região de Cerrado do Brasil Central foram selecionados quatro pontos de coleta, considerando o nível de influência antrópica ao qual estão submetidos. Foram analisados parâmetros físicos e químicos da água, o uso da paisagem e a comunidade de macroinvetebrados bentônicos. As coletas foram realizadas em julho de 2015 e foram mensuradas “in situ” as variáveis condutividade elétrica, temperatura da água, pH, oxigênio dissolvido, turbidez, largura e comprimento do riacho e velocidade da correnteza. Em seguida, foram coletadas amostras para o seston, perifíton, macroinvertebrados bentônicos e sedimento depositado. O ponto “Referência” apresentou menor abundância de larvas de Chironomus (Chironomidae: Diptera) e maior riqueza taxonômica, além de maior abundância dos grupos taxonômicos Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera, mostrando ser o sistema mais íntegro dentre os analisados. A sub-bacia delimitada a partir desse ponto mostrou uma maior porcentagem de áreas com vegetação nativa (51%). Os pontos com presença de efluentes domésticos (“ETE” e “Jusante”) por sua vez, apresentaram valores mais elevados de condutividade elétrica, turbidez, maior abundância de larvas de Chironomus e menor riqueza de táxons, mostrando elevado impacto em função das atividades antrópicas. A avaliação rápida realizada com a composição da comunidade bentônica e as variáveis físicas e químicas da água foi suficiente na identificação das alterações na integridade ecológica causadas pela influência antrópica na bacia hidrográfica do rio Corumbá.


Biografia do Autor

Giovanna Gomes Cordeiro, Universidade de Brasília - UnB
Possui graduação em Ciências Ambientais pela Universidade de Brasília (2015). Formação com ênfase em recursos hídricos e solos. Tem experiência na área de Ecologia de ecossistemas.
Nathália de Macêdo Guedes, Universidade de Brasília - UnB
Graduanda em Ciências Ambientais pela Universidade de Brasília- UnB Cursando o último semestre na cadeia de seletividade Recursos Hídricos e Solos. Com experiência na área de Geociências, e Ecologia.
Tiago Borges Kisaka, Universidade de Brasília - UnB
Possui graduação em Gestão Ambiental pela Universidade de Brasília(2012) e mestrado em MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL pela Universidade de Brasília(2015). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas.
Gabriela Bielefeld Nardoto, Universidade de Brasília - UnB
Graduação em Ciências Biológicas (UnB 1997), mestrado em Ecologia (UnB 2000), doutorado em Ecologia Aplicada (USP 2005) e pós-doutorado pelo CENA/USP (2008). Bolsista PNPD/CAPES (PPG-Ecologia/UnB 2010). Cargo atual: Professor Adjunto III - Departamento de Ecologia, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade de Brasília. Membro permanente do PPG-Ecologia/UnB e PPG-Ciências Ambientais/UnB. Experiência na área de Ecologia de Ecossistemas, atuando nos seguintes temas: funcionamento de florestas e savanas tropicais; uso de isótopos estáveis de carbono e nitrogênio em estudos ambientais; e na área de Ecologia Aplicada, atuando na área de Ciências Forenses utilizando a metodologia isotópica.
Publicado
23/06/2016
Seção
Artigos