Avaliação rápida da integridade ecológica em riachos urbanos na bacia do rio Corumbá no Centro-Oeste do Brasil

  • Giovanna Gomes Cordeiro Universidade de Brasília - UnB
  • Nathália de Macêdo Guedes Universidade de Brasília - UnB
  • Tiago Borges Kisaka Universidade de Brasília - UnB
  • Gabriela Bielefeld Nardoto Universidade de Brasília - UnB
Palabras clave: chironomidae, efluentes domésticos, macroinvertebrados bentônicos.

Resumen

A urbanização tem ocasionado o lançamento de volumes significativos de efluentes domésticos parcialmente tratados nos corpos hídricos brasileiros causando diversos prejuízos ecológicos para estes ecossistemas. Para avaliar a integridade ecológica de riachos na região de Cerrado do Brasil Central foram selecionados quatro pontos de coleta, considerando o nível de influência antrópica ao qual estão submetidos. Foram analisados parâmetros físicos e químicos da água, o uso da paisagem e a comunidade de macroinvetebrados bentônicos. As coletas foram realizadas em julho de 2015 e foram mensuradas “in situ” as variáveis condutividade elétrica, temperatura da água, pH, oxigênio dissolvido, turbidez, largura e comprimento do riacho e velocidade da correnteza. Em seguida, foram coletadas amostras para o seston, perifíton, macroinvertebrados bentônicos e sedimento depositado. O ponto “Referência” apresentou menor abundância de larvas de Chironomus (Chironomidae: Diptera) e maior riqueza taxonômica, além de maior abundância dos grupos taxonômicos Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera, mostrando ser o sistema mais íntegro dentre os analisados. A sub-bacia delimitada a partir desse ponto mostrou uma maior porcentagem de áreas com vegetação nativa (51%). Os pontos com presença de efluentes domésticos (“ETE” e “Jusante”) por sua vez, apresentaram valores mais elevados de condutividade elétrica, turbidez, maior abundância de larvas de Chironomus e menor riqueza de táxons, mostrando elevado impacto em função das atividades antrópicas. A avaliação rápida realizada com a composição da comunidade bentônica e as variáveis físicas e químicas da água foi suficiente na identificação das alterações na integridade ecológica causadas pela influência antrópica na bacia hidrográfica do rio Corumbá.


Biografía del autor/a

Giovanna Gomes Cordeiro, Universidade de Brasília - UnB
Possui graduação em Ciências Ambientais pela Universidade de Brasília (2015). Formação com ênfase em recursos hídricos e solos. Tem experiência na área de Ecologia de ecossistemas.
Nathália de Macêdo Guedes, Universidade de Brasília - UnB
Graduanda em Ciências Ambientais pela Universidade de Brasília- UnB Cursando o último semestre na cadeia de seletividade Recursos Hídricos e Solos. Com experiência na área de Geociências, e Ecologia.
Tiago Borges Kisaka, Universidade de Brasília - UnB
Possui graduação em Gestão Ambiental pela Universidade de Brasília(2012) e mestrado em MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL pela Universidade de Brasília(2015). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas.
Gabriela Bielefeld Nardoto, Universidade de Brasília - UnB
Graduação em Ciências Biológicas (UnB 1997), mestrado em Ecologia (UnB 2000), doutorado em Ecologia Aplicada (USP 2005) e pós-doutorado pelo CENA/USP (2008). Bolsista PNPD/CAPES (PPG-Ecologia/UnB 2010). Cargo atual: Professor Adjunto III - Departamento de Ecologia, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade de Brasília. Membro permanente do PPG-Ecologia/UnB e PPG-Ciências Ambientais/UnB. Experiência na área de Ecologia de Ecossistemas, atuando nos seguintes temas: funcionamento de florestas e savanas tropicais; uso de isótopos estáveis de carbono e nitrogênio em estudos ambientais; e na área de Ecologia Aplicada, atuando na área de Ciências Forenses utilizando a metodologia isotópica.
Publicado
23/06/2016
Sección
Articulos