Uso de biomarcadores para monitoramento das águas do Córrego Arara no município de Rio Brilhante, MS, Brasil

  • Elisangela Bortoluci Maceda Universidade Federal da Grande Dourados
  • Alexéia Barufatti Grisolia Universidade Federal da Grande Dourados
  • Jussara Oliveira Vaini Universidade Federal da Grande Dourados
  • Liliam Silvia Candido Universidade Federal da Grande Dourados
Palavras-chave: ambiente aquático, anormalidade cromossômica, contaminação

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a mutagenicidade, genotoxicidade e citotoxicidade de amostras de água provenientes do Córrego Arara no município de Rio Brilhante, MS, Brasil, por meio de testes toxicológicos utilizando biomarcadores. Para avaliar a mutagenicidade utilizou-se o teste de micronúcleo, para a genotoxicidade o ensaio cometa, ambos com Astyanax altiparanae, e para analisar a citotoxicidade utilizou-se o teste de Allium cepa. As coletas foram realizadas nos meses de abril e junho de 2013, em três pontos distintos (pontos 1, 2 e 3) do Córrego Arara e no Tanque de Irrigação da UFGD (ponto 4). Os resultados indicaram aumento significativo na frequência de micronúcleos pisceos na coleta do mês de junho quando comparada com a realizada em abril. No teste de Allium cepa, o efeito citotóxico apresentou-se significativamente maior na coleta de abril, porém a genotoxicidade das águas não apresentou diferença estatística entre os meses de coleta. O maior número de danos no ensaio cometa ocorreu no ponto 4, em ambos períodos de coleta. A análise química da água indicou níveis de cádmio, cromo, cobre, chumbo e níquel, com valores superiores ao permitido pela legislação vigente. A presença de metais acima dos níveis permitidos nas amostras de água analisadas do Córrego Arara indica possíveis potenciais mutagênicos, genotóxicos e citotóxicos aos organismos devido a esses poluentes derivados ou não de ações antrópicas. Assim sendo, este trabalho pode contribuir como ferramenta adicional ao controle da qualidade da água do Córrego Arara, considerando sua utilização e importância para a região.

Biografia do Autor

Elisangela Bortoluci Maceda, Universidade Federal da Grande Dourados
Graduada em Biotecnologia pela Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Biológicas. Têm experiência em Genética, Biologia celular, com foco em mutagênese ambiental.
Alexéia Barufatti Grisolia, Universidade Federal da Grande Dourados
Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Biológicas. Dourados, MS, BR. Atualmente, professora Adjunto III da UFGD (2008-atual), em Genética e Biologia Molecular nos cursos de graduação em Biotecnologia e Ciências Biológicas, Orientador e membro permanente dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu - Biologia Geral: Bioprospecção e Ciência e Tecnologia Ambiental. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia molecular aplicada, marcadores moleculares e mutagênese.
Jussara Oliveira Vaini, Universidade Federal da Grande Dourados
Universidade de Mogi das Cruzes. Atualmente é aluna de Doutorado em Biotecnologia pela Universidade de Mogi das Cruzes/SP (UMC). Mestra em Ciência Ambiental (2013), pelo Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, da Universidade Federal da Grande Dourados - Dourados/MS. Graduada em Ciências Biológicas - Bacharelado (2010), pela Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Biologia Celular, Mutagenicidade e Genotoxicidade Ambiental, Citogenética de Peixes, Genética e Conservação de peixes, Identificação genética de peixes híbridos interespecíficos, Variabilidade genética de peixes por meio de Marcadores Moleculares Microssatélites.
Liliam Silvia Candido, Universidade Federal da Grande Dourados
Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Biológicas. Dourados, MS, BR. Atualmente atua como Professor Adjunto na Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). É Presidente da Diretoria Regional do estado do MS, filiada a Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas (SBMP). Tem em experiência em Melhoramento Vegetal de culturas agronomicamente importantes, atuando principalmente nos seguintes temas: Seleção, Interação Genótipo x Ambiente, Genética Quantitativa, Biometria e Estatística Experimental.
Publicado
08/12/2014
Seção
Artigos