Avaliação de métodos de baixo custo para medição de vazão em córregos

  • Luiz Henrique Maldonado Itaipu Binacional - Foz do Iguaçu, PR, Brasil
  • Edson Cezar Wendland Universidade de São Paulo (USP) - Campus de São Carlos
  • Rodrigo de Melo Porto Universidade de São Paulo (USP) - Campus de São Carlos
Palavras-chave: bueiro, fluviometria, hidrometria, medidor eletromagnético

Resumo

Com o aumento das taxas de poluição e sobre-explotação, a disponibilidade de água em muitas regiões do mundo tem diminuído. Nesse contexto, o gerenciamento quali-quantitativo dos recursos hídricos disponíveis torna-se de primordial importância. Assim, este trabalho objetiva avaliar a aplicabilidade de dois métodos de medição de vazão de baixo custo, porém com precisão adequada: método eletromagnético e método do bueiro. Os métodos foram aplicados em campo (bacia do Ribeirão da Onça), visando à identificação de suas vantagens e desvantagens, tendo como referência o método tradicional de medição de vazão (molinete). Comparando as vazões com medições convencionais, o medidor eletromagnético apresentou um desvio médio de -5%, porém possibilitou a medição de velocidades em condições de turbulência, ocasionadas pelas paredes laterais do canal. O método do bueiro apresentou desvios de vazão de 2,1%, porém apresentou limitações em situações de cheia. Os dois métodos de baixo custo apresentaram bons resultados referente à determinação da vazão, porém é fundamental o conhecimento de suas limitações operacionais.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Maldonado, Itaipu Binacional - Foz do Iguaçu, PR, Brasil
Tem experiência na área de Engenharia, com ênfase em Recursos Hídricoss, Hidráulica e Hidrometria, atuando principalmente nos seguintes temas: medições de vazão (ADCP e molinete), batimetria, sistemas telemétricos e hidrodinâmica em canais naturais.
Edson Cezar Wendland, Universidade de São Paulo (USP) - Campus de São Carlos
Tem experiência na área de Engenharia, com ênfase em Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: água subterrânea, simulação numérica, aqüífero guarani, recarga e recursos hídricos.
Rodrigo de Melo Porto, Universidade de São Paulo (USP) - Campus de São Carlos
Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Hidráulica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Drenagem urbana, Controle de cheias e Bacia de Detenção.
Publicado
02/04/2015
Seção
Artigos