As águas minerais no Brasil: uma análise do mercado e da institucionalidade para uma gestão integrada e sustentável

  • Pedro dos Santos Portugal Júnior Centro Universitário do Sul de Minas
  • Bastiaan Philip Reydon Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Nilton dos Santos Portugal Centro Universitário do Sul de Minas
Palabras clave: arranjos institucionais, recursos hídricos, sustentabilidade ambiental

Resumen

O presente artigo visa apresentar uma análise geral do mercado de águas minerais no Brasil, envolvendo para isso três considerações importantes: primeiramente analisa-se a estrutura de mercado predominante neste segmento, abordando-se a evolução e principais grupos que compõem o mercado brasileiro de águas minerais; posteriormente faz-se uma breve referência ao quadro legal e institucional sobre as águas minerais; e por fim, analisam se direcionamentos para uma gestão ambiental integrada e sustentável nesse segmento. Busca-se, dessa maneira, contextualizar o mercado estudado nos parâmetros legais, institucionais e econômicos, bem como, suas principais implicações que podem ser decisivas no processo de gestão ambiental a ser utilizado pelas empresas, enfatizando a importância de mudanças em suas institucionalidades para uma maior excelência nesse processo. Tais mudanças passam pela consideração da água mineral como recurso hídrico, incluída na Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), e não mais como um minério. Bem como, incluir também na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com uma visão completa do ciclo de vida do produto.

Biografía del autor/a

Pedro dos Santos Portugal Júnior, Centro Universitário do Sul de Minas
Economista, especialista em Gestão de Negócios pela FACECA Varginha-MG. Mestre e doutorando em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Professor do Centro Universitário do Sul de Minas. Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/3402598684545658 Endereço: Rua Antônio Pereira Pinto, 131 - Santa Mariana - CEP 37110-000 - Elói Mendes - MG.
Bastiaan Philip Reydon, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Economista e administrador pela Universidade de São Paulo (1978) , mestrado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1984) , doutorado em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente pelo Instituto de Economia - UNICAMP (1992) , pós-doutorado pela University of Wisconsin - Madison (2006) e pós-doutorado pela University of Twente (2013) . Atualmente é Professor Livre Docente da Universidade Estadual de Campinas. Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/2329001590316263 Endereço: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, Núcleo de Economia Agrícola e do Meio Ambiente. Cidade Universitária - Barão Geraldo CEP: 13083970 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6135.
Nilton dos Santos Portugal, Centro Universitário do Sul de Minas
Administrador, mestre e doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Professor do Centro Universitário do Sul de Minas. Link para Lattes: http://lattes.cnpq.br/3094883400589852 Endereço: Rua Vicente Teodoro Martins, 51 - Centro - CEP 37110-000 - Elói Mendes - MG.
Publicado
02/04/2015
Sección
Articulos