Biomonitoramento do ar com Tradescantia pallida (Rose) D. R. Hunt var purpurea Boom (Commelinaceae) (doi:10.4136/ambi-agua.982)

  • Mateus Cabral Vasconcellos Teixeira Universidade de Taubaté
  • Agnes Barbério Universidade de Taubaté
Palavras-chave: Tradescantia pallida, micronúcleo, poluição atmosférica

Resumo

O crescimento populacional e o conforto gerado pelo progresso têm contribuído amplamente para o aumento da poluição do ar, fazendo com que o ar de vários centros urbanos apresente cada vez mais substâncias nocivas aos seres vivos. O presente estudo objetivou caracterizar a qualidade do ar no município de Taubaté, Vale do Paraíba-SP utilizando biomonitoramento com Tradescantia pallida (Rose) D. R. Hunt purpurea Boom (Commelinaceae). O estudo foi desenvolvido num período de 10 meses (setembro/2010 a junho/2011) em cinco localidades (Rodovia Presidente Dutra - tráfego veicular intenso; Estiva - área residencial; Parque Aeroporto - área industrial; Campus Bom Conselho - centro da cidade com alto fluxo veicular e Agronomia - área rural. Foram realizadas semanalmente coletas das inflorescências jovens das plantas expostas. Após a coleta, as inflorescências foram fixadas em solução de etanol/ácido acético glacial (3:1) por 24 h, transferidas para solução de etanol 70% e conservadas sob refrigeração. As mesmas foram submetidas à coloração com carmim acético e quantificado o número de micronúcleos em aproximadamente 300 tétrades para cada inflorescência, sendo confeccionadas lâminas com 10 inflorescências/semana para cada ponto estudado. As médias e desvios padrões foram: Dutra (2,24 ± 1,58), Estiva (2,07 ± 1,33), Parque Aeroporto (1,47 ± 1,05), Bom Conselho (1,42 ± 0,90) e Agronomia (0,82 ± 0,80). Apesar de Taubaté ser uma região em crescimento urbano, os dados revelaram que o ar da cidade apresentou boa qualidade. Manter esse equilíbrio é fundamental, requer esforços e aferição periódica, neste sentido, o biomonitoramento é um método rápido, barato e eficiente.

Biografia do Autor

Mateus Cabral Vasconcellos Teixeira, Universidade de Taubaté
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Mutagênese Ambiental. Foi Bolsista Pibic - CNPq pela Universidade de Taubaté. Atualmente é Professor de Biologia e Matemática da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Agnes Barbério, Universidade de Taubaté
Professor assistente doutor da Universidade de Taubaté. Atualmente desenvolve pesquisa nos seguintes temas: biomonitoramento aquático e atmosférico através do emprego de bioensaios com plantas.
Publicado
26/12/2012
Seção
Artigos