Remoção de corantes têxteis a partir de soluções aquosas por quitosana modificada com tioacetamida (doi:10.4136/ambi-agua.973)

  • Guilherme Leocárdio Lucena Universidade Federal da Paraíba
  • Afranio Gabriel da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Luzia Maria Castro Honório Universidade Estadual da Paraíba
  • Vandeci Dias dos Santos Universidade Estadual da Paraíba
Palavras-chave: Quitosana, corantes, cinética

Resumo

Membranas de quitosana foram obtidas pela dissolução do biopolímero em uma solução de ácido acético 5% (v/v). A modificação química da quitosana foi realizada pela adição de tioacetamida, com o objetivo de obter um material com maior eficiência no processo de adsorção de corantes têxteis. O material foi caracterização por espectroscopia na região do infravermelho. Os espectros mostraram que a introdução da tioacetamida na estrutura da quitosana não promoveu modificações nas bandas consideradas significativas do biopolimero. Bandas associadas à ligação C=S foram observadas. Os dados da capacidade de adsorção foram determinados experimentalmente por meio das isotermas de Langmuir, que mostraram um aumento significativo quanto à modificação da quitosana com tioacetamida. O estudo da cinética de adsorção foi realizado. Verificou-se que com 60 minutos do início da reação os sistemas que utilizaram a quitosana modificada com tioacetamida tenderam ao equilíbrio. O modelo cinético de pseudo-segunda-ordem foi ajustado aos dados experimentais. As constantes de equilíbrio foram determinadas.

Biografia do Autor

Guilherme Leocárdio Lucena, Universidade Federal da Paraíba
Mestre em Química, Químico Industrial e Licenciado em Química. Atualmente Doutorando em Química. Possui experiência em química ambiental trabalhando com remoção de metais pesados e corantes por adsorção.
Afranio Gabriel da Silva, Universidade Federal da Paraíba
Doutor em Química Inorgânica pela USP. Professor Adjunto da UFPB
Luzia Maria Castro Honório, Universidade Estadual da Paraíba
Licenciada em Química pela UEPB. Atualmente mestranda em Química pela UFPB.
Vandeci Dias dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba
Doutora em Química pela USP. Professor titular da UEPB.
Publicado
26/04/2013
Seção
Artigos