Reflexões sobre as perspectivas de avaliação e produção qualificada dos programas de pós-graduação na área das ciências ambientais

  • Marcelo dos Santos Targa Universidade de Taubaté (UNITAU), Brasil
Palavras-chave: Produção, mestrado, ambiente

Resumo

No presente editorial procurou-se refletir sobre os critérios de avaliação, em discussão, para serem adotados para área de avaliação Ciências Ambientais - CACiamb da CAPES, visando o aumento da produção qualificada por meio da simulação da produção nos extratos A1, A2, B1 e B2 de um Programa de Mestrado Acadêmico composto de 12 docentes permanentes com base nos critérios estabelecidos pelo Comitê da Área Interdisciplinar - CAInter, em 2007, e as expectativas de adoção de bases livres no processo de avaliação de periódicos, bem como da maior utilização de revistas científicas on-line pelos Programas de Pós-Graduação.

Biografia do Autor

Marcelo dos Santos Targa, Universidade de Taubaté (UNITAU), Brasil
Graduado em Agronomia pela Universidade de Taubaté (1985), concluiu o Mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em 1991 e o Doutorado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP), em 1997. Concluiu também uma Especialização em Engenharia de Recursos Hídricos pela Universidade de Taubaté, em 1992. Chefe do Departamento de Ciências Agrárias da UNITAU no período de 1999 a 2003 e Membro efetivo do Conselho Universitário da UNITAU no período de 2004 a 2006. Como Professor Assistente Doutor da Universidade de Taubaté, lecionou na Graduação em Agronomia da UNITAU as disciplinas Hidráulica, Irrigação e Drenagem; Hidrologia e Manejo de Bacias Hidrográficas e Legislação Agrícola e no Mestrado, a disciplina Hidrologia de Superfície. Com experiência na área de Agronomia, tem coordenado vários projetos na área de bacias hidrográficas com recursos do FEHIDRO - SP e do CNPq/CT-HIDRO. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade de Taubaté (PPGCA-UNITAU).
Seção
Editorial