Adequação e avaliação da aplicabilidade de um Protocolo de Avaliação Rápida na bacia do rio Gualaxo do Norte, Leste-Sudeste do Quadrilátero Ferrífero, MG, Brasil

  • Aline Sueli de Lima Rodrigues Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí
  • Guilherme Malafaia Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí
  • Adivane Terezinha Costa Universidade Federal de Ouro Preto
  • Hermínio Arias Nalini Júnior Universidade Federal de Ouro Preto
Palavras-chave: avaliação ambiental, monitoramento, aspectos físicos, recursos hídricos

Resumo

No presente estudo, adaptou-se um PAR para avaliar as condições ambientais do rio Gualaxo do Norte, Leste-Sudeste do Quadrilátero Ferrífero, MG, Brasil. Em seguida o PAR foi aplicado em 31 trechos ao longo do seu curso e, posteriormente, avaliou-se a aplicabilidade/viabilidade do instrumento adaptado utilizando-se informações científicas sobre o histórico e o atual uso e ocupação da bacia do rio Gualaxo do Norte. Os resultados demonstraram que o PAR adaptado foi eficiente na avaliação das condições ambientais do rio sob investigação. Contudo, foi evidenciada a necessidade de se ater para avaliação de parâmetros, que podem ter sua visibilidade influenciada pelo período do ano (estiagem ou cheia) ou pela própria localização na bacia. Essa constatação permitiu concluir que a construção/adaptação dos PARs deve ser um processo contínuo de ajustes e aprimoramentos para que o seu emprego possa cobrir uma gama diversificada de tipologias fluviais, bacias hidrográficas e ecorregiões.

Biografia do Autor

Aline Sueli de Lima Rodrigues, Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí
Professora Efetiva do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Engenheira Ambiental, Mestre em Ciências Naturais e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais da Universidade Federal de Ouro Preto - MG.
Publicado
27/08/2012
Seção
Artigos