Mapeamento e monitoramento dos tipos de cobertura da terra na área de Corumbiara, Amazônia brasileira, utilizando dados multitemporais do TM Landsat e do SAR JERS-1 (doi:10.4136/ambi-agua.39) (Inglês)

  • Yosio Edemir Shimabukuro Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Brasil
  • Raimundo Almeida Filho Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Brasil
  • Tatiana Mora Kuplich Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Brasil
  • Ramon Morais de Freitas Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Brasil
Palavras-chave: Landsat TM, JERS-1 SAR, mapa de cobertura da terra, análise multitemporal, classificação digital, região Amazônica

Resumo

Este artigo discute o uso de uma série temporal de imagens do sensor TM do Landsat e do radar de abertura sintética (SAR) do JERS-1 para o mapeamento e monitoramento dos tipos de cobertura da terra numa área teste na região de Corumbiara, no Estado de Rondônia, oeste da Amazônia brasileira. Como suporte à análise dos dados do JERS-1, mapas da cobertura da terra foram obtidos por meio da classificação digital das imagens TM do Landsat adquiridas no período de 1993 a 1997, de acordo com um procedimento baseado na segmentação de imagem, classificação não supervisionada, e edição da classificação. A comparação desses produtos com as imagens multitemporais do JERS-1 mostra que as áreas cortadas são bem identificadas apresentando resposta baixa de retroespalhamento como esperado. Por outro lado, áreas desflorestadas e mesmo queimadas mas com restos de material da floresta deixadas no solo apresentam resposta alta de retroespalhamento. Considerando estas observações e a experiência dos fotointerpretes, as imagens temporais do SAR apresentam uma fonte de informações efetivas para o mapeamento e monitoramento do desflorestamento, especialmente em áreas cobertas por nuvens que restringem o uso de dados ópticos.

Biografia do Autor

Yosio Edemir Shimabukuro, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Brasil
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1977), doutorado em Ciências Florestais / Sensoriamento Remoto pelo Colorado State University (1987) e pós-doutorado pela Nasa Goddard Space Flight Center (1993). Atualmente é Pesquisador Titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal. Atuando principalmente nos seguintes temas: Linear Mixing Model, Landsat MSS TM, Shade Fraction Image, Reforested Areas, Mathematical Modelling. É Pesquisador 1B do CNPq.
Publicado
25/03/2008
Seção
Artigos