Emprego de técnicas digitais para a concepção da base cartográfica da bacia hidrográfica do Córrego Cabuçu de Baixo, São Paulo, SP (doi:10.4136/ambi-agua.44)
Palavras-chave:
modelo digital de terreno, ortofoto, hidrologia urbana, gestão de recursos hídricos, água urbana
Resumo
O emprego de bases cartográficas confiáveis como material de apoio a projetos de planejamento e gestão espacial é de caráter primordial ao seu sucesso. Todavia, a escassez e a desatualização desse material tem levado à adoção de metodologias alternativas, na busca de soluções mais rápidas e menos onerosas para elaboração dessas informações, sem que haja o comprometimento da qualidade. Nesse contexto, o presente trabalho mostra a viabilidade da construção de uma base cartográfica voltada para as aplicações em hidrologia, mais especificamente, como base para um Sistema de Suporte à Decisão para Gerenciamento de Bacia Urbana - SSDURB. A metodologia aqui apresentada reúne técnicas de extração manual das feições do terreno, bem como técnicas automáticas de fotogrametria. Como produtos, foram obtidas ortofotos e cartas altimétricas, com eqüidistância de 5 metros para as regiões montanhosas com cobertura florestal e de 1 metro para as demais áreas, priorizando as áreas de várzea para análise de pontos de alagamento. Análises finais mostram a viabilidade do emprego da metodologia proposta e a alta qualidade dos produtos.
Publicado
30/04/2008
Edição
Seção
Artigos
Autores mantêm os direitos autorais pelo seu artigo. Entretanto, repassam direitos de primeira publicação à revista Ambiente & Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science. Em contrapartida, a revista pode transferir os direitos autorais, incluindo direito de enviar o trabalho para outras bases de dados ou meios de publicação. A revista exerce a licença CC BY 4.0