Remoção de nitrogênio e fósforo de águas residuárias de laticínios por sistemas alagados construídos operando em bateladas

  • Henrique Vieira Mendonça Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Celso Bandeira de Melo Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Alisson Carraro Borges Universidade Federal de Viçosa
  • Ronaldo Rocha Bastos Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: nutrientes eutrofizantes, ecotecnologia, efluentes de laticínios

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado durante 7 (sete) meses sobre a eficiência de sistemas alagados construídos, no tratamento de águas residuárias de laticínios, com ênfase na remoção de nitrogênio e fósforo. Os 6 (seis) sistemas experimentais foram construídos em tanques de PEAD com volume de 115 litros cada, com relação comprimento/largura na proporção de 2:1. Os materiais suporte utilizados foram brita 0 em três dos sistemas e brita 0 e areia em outros três, na proporção de 80% brita e 20% areia. Os sistemas foram operados em bateladas com ciclos de 48 horas, aplicando-se 7,5 litros do efluente por ciclo. Quatro das unidades experimentais foram cultivadas e duas mantidas como testemunhas. As espécies selecionadas foram as macrófitas Typha dominguensis e o Hedychium coronarium. A eficiência na remoção de compostos nitrogenados apresentou-se promissora com valores entre 29,4 a 73,4%, a remoção de fósforo pelos leitos foi inferior, atingindo eficiências entre 18,61 a 34,3%, valores promissores levando em conta a dificuldade da remoção destes elementos por sistemas convencionais.

Biografia do Autor

Henrique Vieira Mendonça, Universidade Federal de Juiz de Fora
Mestre em Ecologia Universidade Federal de Juiz de Fora, (UFJF), Juiz de Fora - MG, pelo PGECOL - Programa de pós-graduação em ecologia. Graduado em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa, (UFV), Viçosa-MG. Pesquisador na área de tratamento ecológico de efuentes.
Celso Bandeira de Melo Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora
Eng. Civil (UFJF), Doutor em Engenharia Agrícola (Recursos Hídricos) pela UFV. Prof. Adjunto II do Dep. de Eng. Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora-MG. Pesquisador na área de hidráulica e saneamento.
Alisson Carraro Borges, Universidade Federal de Viçosa
Eng. Civil (UFOP), Doutor em Eng Hidráulica e Sanitaria (USP). Professor adjunto do Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental (UFV). Pesquisador na área de tratamento de resíduos agroindustriais e sanitários.
Ronaldo Rocha Bastos, Universidade Federal de Juiz de Fora
Graduação em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da UFJF, mestrado em Engenharia de Produção - Planejamento em Transportes, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutorado em Regional Planning - Liverpool University. Professor Associado do Dep. de Estatística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pesquisdor ná área de estatística e bioestatística.
Publicado
24/08/2012
Seção
Artigos