Interpolação geoespacial da evapotranspiração de referência (ETo) em regiões com escassez de dados: estudo de caso no Sul de Minas Gerais, Brasil

  • Mateus Ricardo Nogueira Vilanova Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
  • Silvio Jorge Coelho Simões Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG)
  • Isabel Cristina de Barros Trannin Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG)
Palavras-chave: hidrometeorologia, método de Penman-Monteith-FAO, krigagem, espacialização

Resumo

A evapotranspiração de referência é uma importante variável hidrometeorológica, cuja medição é escassa em grande parte do território brasileiro, exigindo a aplicação de métodos e técnicas alternativas para sua quantificação. Nesse sentido, o presente trabalho avalia o processo de espacialização da evapotranspiração de referência por meio do método geoestatístico de krigagem, em regiões com pouca disponibilidade de estações e dados hidrometeorológicos. A evapotranspiração de referência média mensal foi calculada pela equação de Penman-Monteith-FAO, a partir de dados de três estações meteorológicas localizadas no Sul de Minas Gerais (Itajubá, Lavras e Poços de Caldas) e, posteriormente, interpolada por krigagem ordinária pontual, utilizando a abordagem “calcular e interpolar”. Os dados hidrometeorológicos de uma quarta estação (Três Corações), localizada dentro da área de interpolação, foram utilizados para validar as evapotranspirações de referência interpoladas espacialmente. Devido à reduzida quantidade de estações e conseqüente inviabilidade de se realizarem análises variográficas, a comparação entre as ETo calculadas e interpoladas para a estação Três Corações foi realizada por meio do coeficiente de correlação (r), índice de concordância (d), erro de viés médio (MBE), raiz do erro médio quadrático (RMSE) e t-test. Os resultados desta comparação indicam que o procedimento de espacialização por krigagem, mesmo dispondo de poucas estações, permite interpolar de forma satisfatória a evapotranspiração de referência, sendo uma importante ferramenta para aplicações agrícolas e hidrológicas em regiões pouco monitoradas.

Biografia do Autor

Mateus Ricardo Nogueira Vilanova, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
Doutorando em Engenharia Mecânica (Transmissão e conversão de energia) - UNESP/FEG M.Sc. Engenharia da Energia - Universidade Federal de Itajubá Engenheiro Hídrico - Universidade Federal de Itajubá
Silvio Jorge Coelho Simões, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG)
Universidade Estadual Paulista (UNESP) Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG) Departamento de Engenharia Civil
Isabel Cristina de Barros Trannin, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG)
Universidade Estadual Paulista (UNESP) Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG) Departamento de Engenharia Civil
Publicado
24/08/2012
Seção
Artigos