Variabilidade temporal do requerimento e da produtividade da água para a cultura do milho irrigado (doi:10.4136/ambi-agua.185) (Inglês)
Palavras-chave:
Eficiência do uso da água, simulação, DSSAT, Zea mays L.
Resumo
Há um esforço mundial para se produzir alimento com menor consumo de água, devido à tendência de escassez desse recurso. Objetivou-se, com este trabalho, avaliar a produtividade da água, simulada pelo modelo de suporte à decisão CSM-Ceres-Maize, para a cultura do milho irrigado, semeado em diferentes datas. As simulações foram realizadas para as condições de manejo da Fazenda do Riacho, localizada no município de Matozinhos, MG, Brasil. Observou-se grande amplitude sazonal e interanual nos valores do requerimento de água da cultura e da produtividade da água. Os maiores valores de produtividade da água de 1,73 a 1,81 kgm-3 foram observados entre 06 e 27 de fevereiro, período que coincide com a janela recomendada para semeadura da cultura na região. O modelo de simulação demonstrou ser uma ferramenta útil para o planejamento e otimização do uso dos recursos hídricos.
Publicado
19/08/2011
Edição
Seção
Artigos
Autores mantêm os direitos autorais pelo seu artigo. Entretanto, repassam direitos de primeira publicação à revista Ambiente & Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science. Em contrapartida, a revista pode transferir os direitos autorais, incluindo direito de enviar o trabalho para outras bases de dados ou meios de publicação. A revista exerce a licença CC BY 4.0