Variabilidade temporal do requerimento e da produtividade da água para a cultura do milho irrigado (doi:10.4136/ambi-agua.185) (Inglês)

  • Camilo de Lelis Teixeira de Andrade Embrapa Milho e Sorgo
  • Tales Antônio Amaral Doutorando Universidade Federal de Pelotas
  • Maria Emília Borges Alves Bolsista Fapemig na Embrapa Milho e Sorgo
  • Denise Freitas Silva Bolsista CNPq na Embrapa Milho e Sorgo
Palavras-chave: Eficiência do uso da água, simulação, DSSAT, Zea mays L.

Resumo

Há um esforço mundial para se produzir alimento com menor consumo de água, devido à tendência de escassez desse recurso. Objetivou-se, com este trabalho, avaliar a produtividade da água, simulada pelo modelo de suporte à decisão CSM-Ceres-Maize, para a cultura do milho irrigado, semeado em diferentes datas. As simulações foram realizadas para as condições de manejo da Fazenda do Riacho, localizada no município de Matozinhos, MG, Brasil. Observou-se grande amplitude sazonal e interanual nos valores do requerimento de água da cultura e da produtividade da água. Os maiores valores de produtividade da água de 1,73 a 1,81 kgm-3 foram observados entre 06 e 27 de fevereiro, período que coincide com a janela recomendada para semeadura da cultura na região. O modelo de simulação demonstrou ser uma ferramenta útil para o planejamento e otimização do uso dos recursos hídricos.

Biografia do Autor

Camilo de Lelis Teixeira de Andrade, Embrapa Milho e Sorgo
Engenheiro Agrícola pela UFLA, mestrado em Irrigação e Drenagem pela UFV e PhD em Engenharia de Irrigação pela Utah State University. Áreas de Interesse: Recursos Hídricos, Irrigação, Dinâmina de Água e Solutos no Solo, Modelagem do Crescimento de Culturas, Instrumentação Agropecuária.
Tales Antônio Amaral, Doutorando Universidade Federal de Pelotas
Biólogo pela UNILAVRAS, mestrado em Fisiologia Vegetal pela UFLA e doutorando pela Universidade Federal de Pelotas. Áreas de interesse: Fisiologia Vegetal, modelagem do crescimento de culturas, agricultura familiar e rentabilidade em sistemas de agricultura familiar.
Maria Emília Borges Alves, Bolsista Fapemig na Embrapa Milho e Sorgo
Engenheira Agrícola pela UFLA, mestrado em Irrigação e Drenagem pela UFV e doutorado em Agrometeorologia pela UFV. Áreas de interesse: Água, Irrigação, Climatologia, Agrometeorologia, Modelagem do Crescimento de Culturas.
Denise Freitas Silva, Bolsista CNPq na Embrapa Milho e Sorgo
Engenheira Agrícola pela UFV, mestrado em Irrigação e Drenagem pela UFV e doutorado em Irrigação e Recursos Hídricos pela UFV. Áreas de interesse: Manejo de efluentes agroindustriais e de dejetos de animais, Irrigação, Recursos Hídricos, Dinâmica de Água e Soluto no Solo.
Publicado
19/08/2011
Seção
Artigos