Modelagem climática sazonal acoplada oceano-atmosfera para simulações da precipitação e umidade do solo na bacia do Rio São Francisco (doi:10.4136/ambi-agua.579)

  • Regla Duthit Somoza INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Palavras-chave: Hidrometeorologia, erros sistemáticos, modelo acoplado oceano-atmosfera (MCGOA CPTEC/INPE)

Resumo

Este trabalho avalia a destreza do Modelo Acoplado Oceano-Atmosfera (MCGOA) do CPTEC em prever a variabilidade interanual da pluviometria sobre a bacia do Rio São Francisco, durante os verões (dezembro - fevereiro) de 1997-2007 e o impacto dessas e da evapotranspiração potencial na estimativa da umidade do solo na área de estudo usando o Modelo de Balanço Hídrico (MBH) operacional do CPTEC. Também foram comparadas as simulações do MCGOA com as do Modelo de Circulação Geral da Atmosfera (MCGA) do CPTEC, o qual tinha sido utilizado com anterioridade para estes fins. Não obstante os erros sistemáticos de ambos os modelos globais superestimarem as precipitações na bacia, o MCGOA mostrou-se ligeiramente com melhor desempenho na previsão sazonal de precipitação, com coeficiente de correlação com as observações positivo, corroborando que o acoplamento do oceano-atmosfera é relevante para previsão da precipitação na região Sudeste do Brasil. Assim, foi necessário aplicar uma correção estatística dos erros sistemáticos da precipitação simulada pelos modelos globais para ser usada no MBH. As diferenças entre as estimativas dos experimentos com o modelo hidrológico (MBH-MCGA e MBH-MCGOA) não foram relevantes, pois o coeficiente de correlação foi de 0,6 para ambos. Isso sugere que a precipitação prevista corrigida e a evapotranspiração potencial (ETP) resultantes de modelagem climática dinâmica do MCGA e o MCGOA, como dados de entrada em modelos de balanço hidrológicos na escala sazonal, podem ser utilizadas como metodologia para fornecer subsídio para uma melhor gestão de uso de água superficial na bacia do Rio São Francisco.

Biografia do Autor

Regla Duthit Somoza, INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Craduação em Engenheiro Hidrógrafo Oceanógrafo. Academia Naval Granma, ANG, Cuba. Título: Cartas electrónicas en formato Raster, una nueva visión para la navegación en Cuba. Especialização em Especialista em Sensoriamento Remoto e SIG.. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil. Título: Variables ambientales obtenidas a partir de los sensores orbitales SeaWiFS y AVHRR para aguas cubanas: su relación con las capturas de langostas Panulirus argus.. Ano de finalização: 2006.
Publicado
21/12/2011
Seção
Artigos