Modelo de nicho ecológico para prever a distribuição potencial do fitoplâncton na Hidrelétrica Aguamilpa, Nayarit. México (doi:10.4136/ambi-agua.154) (Espanhol)
Palavras-chave:
riqueza de espécies do fitoplâncton, o modelo de nicho ecológico, Maxent
Resumo
Espécies do fitoplâncton são uma importante base da cadeia alimentar para diversos sistemas, tais como, pelágicas, costeiras e lacustres. Devido à sua capacidade fotossintética, essa comunidade é sensível às mudanças na disponibilidade de luz, à temperatura, à concentração de nutrientes, ao consumo por parasitismo de herbívoros e à competição. Portanto, apresentam grande variabilidade espacio-temporais relacionadas às mudanças ambientais tanto naturais quanto antrópicas. Entretanto, como qualquer grupo taxonômico, as espécies do fitoplâncton apresentam limites ambientais, ou seja, nichos ecológicos adequados à sua distribuição. Este estudo foi realizado na Hidrelétrica Aguamilpa, um ecossistema artificial que entrou em operação em 1994 para a produção de energia. Nesse sistema, foram avaliados o potencial de distribuição de fitoplâncton, a identificação de áreas de alta riqueza de espécies e espécies de distribuição restrita. Foi gerado um modelo de distribuição potencial com base no conceito de nicho, o programa Maxent (Maximum Entropy Method), utilizando o Modelo Digital de Elevação em células de 100 m x 100 m de resolução (1 ha) espacial e nove variáveis físicas e químicas e características biológicas da água. O desenvolvimento de mapas de distribuição foi realizada com ArcMap 9.2®. Os resultados indicam que as áreas de maior riqueza de espécies estão no afluente do rio Huaynamota e na estação localizada na confluência da barragem, e as áreas com menor diversidade localizam-se no afluente do rio James, especialmente durante estações de seca ou de frio seco, com uma abundância de cianofíceas. Na época das chuvas, áreas com diversidade do afluente do rio Huaynamota alargaram e aumentou a abundância de algumas espécies dominantes de Cyanophyta. Essas espécies são geralmente associadas a processos tróficos decorrentes da presença de poluentes de origem antropogênica. Este estudo ilustra o potencial de aplicação da abordagem de modelagem de nicho nos ecossistemas aquáticos.
Publicado
23/12/2010
Edição
Seção
Artigos
Autores mantêm os direitos autorais pelo seu artigo. Entretanto, repassam direitos de primeira publicação à revista Ambiente & Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science. Em contrapartida, a revista pode transferir os direitos autorais, incluindo direito de enviar o trabalho para outras bases de dados ou meios de publicação. A revista exerce a licença CC BY 4.0