Bioconversão do nitrogênio do efluente da parboilização do arroz por incorporação em biomassa da cianobactéria Aphanothece microscopica Nägeli (doi:10.4136/ambi-agua.167)

  • Reinaldo Gaspar Bastos CCA/UFSCar
  • Márcio Queiroz Severo EQA/FURG
  • Giandra Queiroz Volpato EQA/FURG
  • Eduardo Jacob-Lopes DTCA/UFSM
  • Leila Queiroz Zepka DTCA/UFSM
  • Maria Isabel Queiroz EQA/FURG
Palavras-chave: nitrogênio, proteína, cianobactéria, biorreator heterotrófico

Resumo

As cianobactérias são capazes de crescer em águas residuárias industriais como resultado de sua habilidade em utilizar fontes exógenas de carbono e nutrientes inorgânicos do efluente em metabolismo heterotrófico. Adicionalmente, a biomassa formada por meio da conversão dos poluentes tem potencial de uso como fonte de proteína unicelular. Nesse sentido, o trabalho teve por objetivos avaliar a bioconversão de nitrogênio do efluente da parboilização do arroz através de biorreatores heterotróficos com cianobactérias. Os resultados indicaram a potencialidade do sistema proposto para a conversão de nitrogênio do efluente, resultado de uma eficiência de remoção de 83%, associado a uma conversão de nitrogênio em proteína de 9,23% em 15h de tempo de residência hidráulica. Esses valores indicam a possibilidade de produzir 234 gproteína/m3efluente tratado por esse processo.

Biografia do Autor

Márcio Queiroz Severo, EQA/FURG
Escola de Química e Alimentos, Universidade Federal do Rio Grande, FURG
Eduardo Jacob-Lopes, DTCA/UFSM
Departamento de Tecnologia e Ciência de Alimentos, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM
Maria Isabel Queiroz, EQA/FURG
professora titular da Universidade Federal do Rio Grande, bolsista produtividade em pesquisa do CNPq, experiência em tratamento avançado de águas residuárias.
Publicado
23/12/2010
Seção
Artigos