Fungos entomopatogênicos como alternativa para o controle biológico de pragas (doi:10.4136/ambi-agua.187) (Espanhol)

  • Pablo Andrés Motta Delgado Universidad de la Amazonia
  • Betselene Murcia-Ordoñez Universidad de la Amazonia
Palavras-chave: fungos entomopatogênicos, controle biológico, biotecnologia

Resumo

Os fungos entomopatogênicos são um grande grupo de microorganismos que oferecem múltiplos serviços aos sistemas agroecológicos. Entre tais serviços, está a capacidade de regular as pragas para mantê-las em níveis adequados. Este artigo descreve os fungos entomopatogênicos mais utilizados no controle biológico de pragas, o mecanismo de ação sobre seu hospedeiro, além de discutir investigações feitas sobre o comportamento in vitro e in situ dos fungos mais comumente usados para o controle de alguns insetos. Também, descreve as formulações que são utilizadas para o desenvolvimento da biotecnologia no campo. O desenvolvimento dos fungos entomopatogênicos como biopesticidas é uma opção viável para a diminuição dos danos ambientais.

Biografia do Autor

Pablo Andrés Motta Delgado, Universidad de la Amazonia
Estudante de quarto ano de Medicina veterinária e zootecnia, faculdade de Ciências Agrárias na universidade da Amazonia em Florencia Caquetá Colômbia, investigador ativo do grupo de Biodiversidade e desenvolvimento da Amazônia (BYDA).
Betselene Murcia-Ordoñez, Universidad de la Amazonia
Biólogo, M.Sc. em ciências biológicas da Universidade Nacional de Colômbia, diretor do grupo BYDA e professor da Universidade da Amazônia.
Publicado
19/08/2011
Seção
Artigos