Análise da precipitação e sua influência na ocorrência de incêndios florestais no Parque Nacional Serra de Itabaiana, Sergipe, Brasil (doi:10.4136/ambi-agua.180)
Palavras-chave:
Condições meteorológicas, fogo, unidades de conservação
Resumo
Este trabalho teve como objetivo verificar a influência da variável climática precipitação na ocorrência de incêndios florestais, dentro do Parque Nacional Serra de Itabaiana. Para tanto, foram obtidos os dados de precipitação para o município de Itabaiana e os de ocorrência de incêndios florestais dentro do Parque, para o período de 10 anos (1999-2008). Inicialmente, os dados de precipitação foram agrupados pela Análise de Variância, de acordo com os meses do ano e, em seguida, correlacionados com a quantidade de registro de incêndios florestais, pelo coeficiente de correlação de Pearson. Para verificar a significância da correlação obtida, esta foi aplicada ao teste de significância “t”. De acordo com os resultados obtidos, os meses de novembro e dezembro formaram o grupo com os menores valores de precipitação anual, enquanto os meses de maio, junho e julho representaram o grupo com os maiores valores. Correlacionando a precipitação com a quantidade de incêndios, foi obtida uma correlação negativa e significativa (r= -0,61, p= 0,03). Entretanto, os meses que formaram o grupo mais seco não foram os que apresentaram maior ocorrência de incêndios.
Publicado
28/04/2011
Edição
Seção
Artigos
Autores mantêm os direitos autorais pelo seu artigo. Entretanto, repassam direitos de primeira publicação à revista Ambiente & Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science. Em contrapartida, a revista pode transferir os direitos autorais, incluindo direito de enviar o trabalho para outras bases de dados ou meios de publicação. A revista exerce a licença CC BY 4.0