Calibração do modelo hidrodinâmico MIKE 11 para a sub-bacia hidrográfica do rio Piauitinga, Sergipe, Brasil (doi:10.4136/ambi-agua.162)
Palavras-chave:
modelagem hidrológica, vazão, recursos hídricos
Resumo
Os impactos na sub-bacia do rio Piauitinga ocorrem principalmente a partir da ação antrópica, com a retirada da vegetação na área das nascentes; captação e utilização inadequada das suas águas; má utilização com atividades domésticas; assoreamento e retirada de areia e contaminação por despejos de resíduos domésticos, industriais e agrícolas. O presente trabalho apresenta a calibração do modelo hidrodinâmico MIKE 11, unidimensional, que simula a descarga em estuários, rios, sistemas de irrigação, canais e outros corpos d’água. O objetivo deste trabalho foi ajustar o modelo MIKE 11 para os dados de vazão disponíveis nessa sub-bacia. Foram utilizados dados de 1994 a 1995 para a calibração do modelo e dados de 1996 a 2006 para o período de validação, exceto para o ano de 1997 porque não havia dados disponíveis. O principal parâmetro utilizado para calibrar a descarga no rio Piauitinga foi o coeficiente de rugosidade de Manning, sendo os outros parâmetros o balanço de calor, a estratificação da coluna de água e a percolação profunda. Os resultados obtidos mostraram que houve um bom desempenho do modelo calibrado para a sub-bacia do rio Piauitinga, pois o coeficiente de eficiência foi de 0,9 para ambos os períodos. Isso demonstra que o modelo ajustado pode ser utilizado para a estimativa da quantidade de água na sub-bacia do rio Piauitinga.
Publicado
23/12/2010
Edição
Seção
Artigos
Autores mantêm os direitos autorais pelo seu artigo. Entretanto, repassam direitos de primeira publicação à revista Ambiente & Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science. Em contrapartida, a revista pode transferir os direitos autorais, incluindo direito de enviar o trabalho para outras bases de dados ou meios de publicação. A revista exerce a licença CC BY 4.0