Uso da entropia e da análise de agrupamento na avaliação da disponibilidade potencial de recursos hídricos do Nordeste do Brasil (doi:10.4136/ambi-agua.146)
Palavras-chave:
Teoria da informação de Shannon, precipitação, k-média
Resumo
O objetivo deste estudo é definir, com base na teoria da informação da entropia de Shannon e na análise de agrupamento, métricas para representar a aleatoriedade da intensidade e da ocorrência da chuva mensal e usar essas métricas para avaliar a disponibilidade potencial de recursos hídricos (DPRH) na região Nordeste do Brasil. Aqui a entropia é expressa no contexto de probabilidade de ocorrência da “intensidade de variáveis hidrológicas”, isto é, no contexto da estrutura da IE (Intensidade de Entropia). O critério para realização da amostragem dos dados de chuva observados foi o período de registro. Pluviômetros com observações inferiores a 25 anos ficaram de fora deste estudo. Foram utilizados dados de totais mensais precipitados de 874 postos pluviométricos da região Nordeste do Brasil. Destaca-se neste estudo a perfeita adequação da metodologia aplicada à área de estudo. Os resultados apresentaram uma configuração muito boa com os tipos climáticos de Köppen, e com os sistemas meteorológicos atuantes em cada área.
Publicado
27/08/2010
Edição
Seção
Artigos
Autores mantêm os direitos autorais pelo seu artigo. Entretanto, repassam direitos de primeira publicação à revista Ambiente & Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science. Em contrapartida, a revista pode transferir os direitos autorais, incluindo direito de enviar o trabalho para outras bases de dados ou meios de publicação. A revista exerce a licença CC BY 4.0