Uso da entropia e da análise de agrupamento na avaliação da disponibilidade potencial de recursos hídricos do Nordeste do Brasil (doi:10.4136/ambi-agua.146)

  • Roni Valter de Souza Guedes UFCG
  • Solange Salviano Sousa UEPB
  • Francisco Salviano Sousa UFCG
Palavras-chave: Teoria da informação de Shannon, precipitação, k-média

Resumo

O objetivo deste estudo é definir, com base na teoria da informação da entropia de Shannon e na análise de agrupamento, métricas para representar a aleatoriedade da intensidade e da ocorrência da chuva mensal e usar essas métricas para avaliar a disponibilidade potencial de recursos hídricos (DPRH) na região Nordeste do Brasil. Aqui a entropia é expressa no contexto de probabilidade de ocorrência da “intensidade de variáveis hidrológicas”, isto é, no contexto da estrutura da IE (Intensidade de Entropia). O critério para realização da amostragem dos dados de chuva observados foi o período de registro. Pluviômetros com observações inferiores a 25 anos ficaram de fora deste estudo. Foram utilizados dados de totais mensais precipitados de 874 postos pluviométricos da região Nordeste do Brasil. Destaca-se neste estudo a perfeita adequação da metodologia aplicada à área de estudo. Os resultados apresentaram uma configuração muito boa com os tipos climáticos de Köppen, e com os sistemas meteorológicos atuantes em cada área.

Biografia do Autor

Roni Valter de Souza Guedes, UFCG
Estudante de pós-graduração no nível mestrado da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas, com ênfase em Climatologia Dinâmica.
Solange Salviano Sousa, UEPB
Estudante de graduação da UEPB. Trabalha atualmente com Levantamento histórico de catastrófes naturais regionais.
Francisco Salviano Sousa, UFCG
Professor Associado da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas, na área de climatologia aplicada, trabalhando atualmente com Regionalização de Cheias, Análise de fatores comuns, Hidrologia estatística.
Publicado
27/08/2010
Seção
Artigos