Caracterização Espacial e temporal de alguns parâmetros físicos de qualidade da água e suas relações com o uso da terra na microbacia do Ribeirão Água Fria (Palmas - TO) (doi:10.4136/ambi-agua.17) (Inglês)
Palavras-chave:
water quality indicators, sediment pollution, watershed, Palmas-Tocantins – Brazil.
Resumo
Devido ao alto crescimento populacional ocorrente em Palmas e devido também às mudanças de uso da terra que são causadas devido a este crescimento, o objetivo deste trabalho foi estudar o comportamento de quatro parâmetros físicos indicadores de qualidade de água em corpos d’água localizados na microbacia do Ribeirão Água Fria. Os parâmetros estudados foram turbidez, sólidos suspensos totais, sólidos sedimentáveis e sólidos totais dissolvidos. Oito pontos de amostragem de água foram estabelecidos e as coletas procederam-se mensalmente entre fevereiro de 1998 e fevereiro de 1999. Os corpos d´água da microbacia do Ribeirão Água Fria estavam em condições gerais consideradas satisfatórias com relação a estes quatro parâmetros. Contudo, notou-se certa irregularidade sazonal de alguns parâmetros, bem como correlações não significativas entre alguns dos parâmetros estudados. Isto pode ser um indicador de um início de degradação da qualidade da água devido a causas como erosão acelerada e uso não planejado dos recursos hídricos locais.
Publicado
25/06/2007
Edição
Seção
Artigos
Autores mantêm os direitos autorais pelo seu artigo. Entretanto, repassam direitos de primeira publicação à revista Ambiente & Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science. Em contrapartida, a revista pode transferir os direitos autorais, incluindo direito de enviar o trabalho para outras bases de dados ou meios de publicação. A revista exerce a licença CC BY 4.0