Modelagem matemática do balanço de nutrientes de um sistema de aquicultura de circulação para o “Goldfish” (Carassius auratus Linn.) (doi:10.4136/ambi-agua.134) (Inglês)
Palavras-chave:
Goldfish, sistema de recirculação em aquicultura, reator de fluxo em pistão
Resumo
No presente estudo, um sistema (GRAS) de recirculação para a aquicultura do “goldfish” (Carassius auratus Linn.) foi desenvolvido. O GRAS foi composto por um tanque de cultura, um filtro de tela com um fracionador de espuma para a remoção de partículas e de sólidos dissolvidos e um filtro biológico para a conversão do nitrogênio na forma de amônio e nitrito para nitrogênio relativamente inofensivo na forma de nitrato. A cultura do “goldfish” em uma densidade de 1,08 kg/m3 foi mantida por um período de dois meses e meio. Com base na análise do balanço de massa do nitrogênio na forma de amônio e nitrato e assumindo que o filtro biológico funciona como um reator de interrupção de fluxo, um modelo foi formulado para determinar a vazão de recirculação necessária nas diferentes fases da cultura para a manutenção dos principais nutrientes, especialmente, observando-se se o nitrogênio na forma de amônio e de nitrato são mantidos abaixo dos seus limites admissíveis. O modelo foi calibrado e validado com os dados obtidos em tempo real da execução do experimento. Os altos valores do coeficiente de determinação e os baixos valores do erro quadrático médio mostram a eficácia do modelo.
Publicado
25/08/2010
Edição
Seção
Artigos
Autores mantêm os direitos autorais pelo seu artigo. Entretanto, repassam direitos de primeira publicação à revista Ambiente & Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science. Em contrapartida, a revista pode transferir os direitos autorais, incluindo direito de enviar o trabalho para outras bases de dados ou meios de publicação. A revista exerce a licença CC BY 4.0