Uso da Reflectometria no Domínio do Tempo para avaliar a distribuição de nitrato em colunas de solos fertirrigados (doi:10.4136/ambi-agua.103)
Palavras-chave:
Fertirrigação, Dinâmica de nitrato, TDR
Resumo
O monitoramento da variação espacial e temporal do teor de água (?), da condutividade elétrica do solo (CEs), da condutividade elétrica da solução do solo (CEss) e da concentração iônica (Ci) possibilita estimar a perda de água por percolação profunda, a evapotranspiração da cultura, determinar as regiões de extração de nutrientes pelas plantas e as possíveis perdas de nutrientes por lixiviação. Objetivou-se com esse trabalho avaliar, usando a técnica da TDR, a distribuição de nitrato em colunas de Neossolo Quartzarênico (RQ) e Latossolo Vermelho (LV) fertirrigadas com nitrato de cálcio. Foram realizadas fertirrigações com nitrato de cálcio nas colunas e determinados os teores de água (?) e condutividades elétricas do solo (CEs) com uso da TDR. A concentração do nitrato foi estimada a partir de valores de ? e de CEs. No RQ, o nitrato alcançou as profundidades de 30, 21 e 12 cm quando se realizou as fertirrigações no período inicial, central e final da irrigação, respectivamente. No LV, independente do momento da fertirrigação, a maioria do nitrato aplicado ficou adsorvido na camada de 0 a 12 cm de profundidade.
Publicado
21/12/2009
Edição
Seção
Artigos
Autores mantêm os direitos autorais pelo seu artigo. Entretanto, repassam direitos de primeira publicação à revista Ambiente & Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science. Em contrapartida, a revista pode transferir os direitos autorais, incluindo direito de enviar o trabalho para outras bases de dados ou meios de publicação. A revista exerce a licença CC BY 4.0