Contribuição do terraceamento na redução da inundação da área urbana de Xanxerê (SC)

  • Álvaro José Back Estação Experimental de Urussanga. Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), Rodovia SC 108, km 353, n° 1563, Caixa Postal 49, CEP: 88840-000, Urussanga, SC, Brazil.
  • Jeferson João Soccol Departamento de Extensão Rural. Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), Rodovia Admar Gonzaga, n° 1347, CEP: 88034-901, Florianópolis, SC, Brazil.
  • Gabriel da Silva Souza Parque Científico e Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Avenida Universitária, n° 1105, CEP: 88806-000, Criciúma, SC, Brazil.

Resumo

A área urbana do município de Xanxerê, Santa Catarina, apresenta problemas de inundação e alagamento, que requerem medidas estruturais complexas pela intensa urbanização sobre a rede de drenagem natural. Por outro lado, grande pare da área de agricultura da zona rural apresenta problemas de erosão de solo e perdas de água, contribuído para as inundações urbanas. Este trabalho teve como objetivo avaliar a contribuição da técnica de terraceamento nas áreas de agricultura na redução da vazão máxima na área urbana de Xanxerê, Santa Catarina. Foram determinadas as vazões máximas pelo método do hidrograma SCS para chuvas de projeto com períodos de retorno de 25, 50 e 100 anos. Foram considerados os cenários com a situação atual, e outras dois, respectivamente com a implantação de terraços de drenagem e terraços em nível, nas agrícolas com culturas anuais e pastagens. O efeito do terraceamento foi avaliado pela alteração do CN destas áreas. Para a bacia rural a implantação de terraços em gradiente reduz a vazão de pico em torno de 10%. Para a condição de implantação de terraços em nível foi quantificada a redução da vazão de pico da ordem de 50%. Já na área total da bacia em estudo a adoção do terraceamento em gradiente reduz a vazão de pico na ordem de 7% enquanto o uso de terraços em nível essa redução é da ordem de 25 a 32%. Os resultados mostram que as adoções de práticas conservacionistas na área rural podem contribuir deforma efetiva nos problemas de drenagem urbana.

Palavras-chave: conservação do solo, erosão, terraceamento.

Publicado
03/12/2025
Seção
Artigos