Eficiência da fossa séptica biodigestora no tratamento de esgoto e fertirrigação da palma forrageira

  • Ianca Carneiro de Carvalho Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Rua Rui Barbosa, s/n, CEP: 44380-000, Cruz das Almas, BA, Brazil.
  • Patricia dos Santos Nascimento Departamento de Tecnologia. Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Avenida Transnordestina, s/n, CEP: 44036-900, Novo Horizonte, BA, Brazil.
  • Selma Cristina da Silva Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Rua Rui Barbosa, s/n, CEP: 44380-000, Cruz das Almas, BA, Brazil.

Resumo

Esse estudo avaliou a eficiência de uma fossa séptica biodigestora (FSB) no tratamento de esgoto doméstico e investigou os efeitos do reúso dos efluentes tratados no cultivo da palma forrageira. O desempenho da FSB foi observado por meio de parâmetros físico-químicos e microbiológicos dos afluentes e efluentes. A irrigação da palma foi realizada com diferentes proporções de efluentes de esgoto doméstico tratado (EEDT) e água da chuva (ACH): 0:100% (T1), 25:75% (T2), 50:50% (T3), 75:25% (T4), 100:0% (T5) (EEDT:ACH) e Tc (10% ACH). Foi realizada análise do solo antes e após o plantio para verificar o efeito dos tratamentos testados no solo. Foram realizadas análises biométricas na cultura ao longo do ciclo de cultivo, além de índices de resposta hídrica (IRH). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com três repetições. A FSB demonstrou eficiência no tratamento de esgoto doméstico, gerando efluente com qualidade adequada para o reúso agrícola. O tratamento T5, com 100% de efluente tratado, pode ter causado desbalanceamento nutricional, uma vez que o melhor desenvolvimento da cultura foi observado no T4 (75% de EEDT e 25% de ACH), sugerindo que a diluição favoreceu o desempenho agronômico da palma. Assim, os resultados evidenciam a viabilidade técnica do efluente do sistema FSB como fonte alternativa de água e insumo nutricional para o cultivo da palma forrageira.

Palavras-chave: cactácea, efluente, reúso agrícola.

Publicado
18/11/2025
Seção
Artigos