Efeito da voltagem e do pH no processo de eletrocoagulação para remoção da demanda química de oxigênio em águas residuais de Mollendo, Peru

  • María Ofelia Guillén Zevallos Departamento de Química. Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Avenida Independencia, s/n, 04001, Ciudad Universitaria, Engineering Pavilion, Cercado, Arequipa, Peru.
  • Zunilda Noemy Cabrera Del Carpio De Morales Departamento de Química. Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Avenida Independencia, s/n, 04001, Ciudad Universitaria, Engineering Pavilion, Cercado, Arequipa, Peru.
  • Marianela Del Carmen Champi Rojas Departamento de Química. Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Avenida Independencia, s/n, 04001, Ciudad Universitaria, Engineering Pavilion, Cercado, Arequipa, Peru.
  • Miriam Margot Mollinedo Candia Departamento de Química. Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Avenida Independencia, s/n, 04001, Ciudad Universitaria, Engineering Pavilion, Cercado, Arequipa, Peru.
  • Karoline Evelyn Bedregal Añamuro Departamento de Ingeniería Ambiental. Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Avenida Independencia, s/n, 04001, Ciudad Universitaria, Engineering Pavilion, Cercado, Arequipa, Peru.

Resumo

O descarte de águas residuais urbanas em corpos receptores representa uma ameaça ambiental crescente em cidades como Mollendo, no Peru, onde a ausência de uma estação de tratamento causa um sério impacto ecológico na região. Portanto, o objetivo deste estudo é avaliar a influência da voltagem e do pH no processo de eletrocoagulação para a remoção da demanda química de oxigênio (DQO), cuja concentração inicial é de aproximadamente
670 mg L-1. Foi utilizado um reator em batelada de 5 L com eletrodos de ferro. O sistema apresentou uma cinética de remoção rápida, alcançando uma redução de 94,4% da DQO em apenas 20 minutos sob condições ideais (pH 7,5 e 7 V), em conformidade com os limites máximos permitidos estabelecidos na regulamentação. A constante de taxa de k≈0,1204 min-1 e um coeficiente de determinação de R2 = 0,998 indicam um alto nível de precisão do modelo matemático. Além disso, o custo operacional foi estimado em US$0,324 por Kg DQO para um consumo de energia de US$0,24 por Kg DQO. Esses resultados demonstram o potencial da eletrocoagulação como uma alternativa eficaz, econômica e sustentável para mitigar a poluição da água em ambientes urbanos costeiros.

Palavras-chave: águas residuais, eletrocoagulação, pH, remoção, tempo, voltagem.

Publicado
14/10/2025
Seção
Artigos