Impacto do resíduo de perfuração e lodo no crescimento de eucalipto e na qualidade do solo e água

  • Rafael Gomes da Mota Gonçalves Departamento de Solos. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Zona Rural - BR465, Km 07, CEP: 23890-000, Seropédica, RJ, Brazil.
  • Marcos Gervasio Pereira Departamento de Solos. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Zona Rural - BR465, Km 07, CEP: 23890-000, Seropédica, RJ, Brazil.
  • Everaldo Zonta Departamento de Solos. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Zona Rural - BR465, Km 07, CEP: 23890-000, Seropédica, RJ, Brazil.

Resumo

O setor florestal brasileiro se destaca pela produção de eucalipto e pelo reaproveitamento de resíduos industriais para a melhoria da fertilidade do solo. No entanto, é importante o monitoramento ambiental nas áreas de plantio para avaliar os potenciais riscos de contaminação, com foco na qualidade do solo e da água. Assim, o objetivo desse estudo foi avaliar o desenvolvimento inicial das plantas de eucalipto e os impactos na qualidade do solo e da água, em função de diferentes doses da aplicação combinada de cascalho de perfuração e lodo de esgoto. As variáveis morfológicas e parâmetros de qualidade avaliados foram: altura, biomassa da parte aérea e raiz, diâmetro de copa e caule, índice de clorofila e concentração de nutrientes e metais pesados no solo e na água. Os teores de Ca, Mg, K, P e N nos resíduos favoreceram a nutrição das plantas de eucalipto, mas, se não manejados adequadamente, podem afetar a qualidade do solo. O mesmo ocorre para alguns metais como o Ba e Pb que foram encontrados em alta concentração nos resíduos e exigem cuidados. Os resultados da qualidade da água mostram que alguns metais pesados na água drenada não ultrapassaram os limites da normativa brasileira, com exceção de Cu, Mn, Ni, Pb e Ba, cujos altos teores podem ser atribuídos à composição dos resíduos. O uso do cascalho e lodo promoveu melhorias no desenvolvimento das plantas, mas exige monitoramento para evitar riscos de contaminação do solo e da água, especialmente no tocante aos metais pesados.

Palavras-chave: cascalho de poços, qualidade ambiental, reaproveitamento de resíduo, recursos hídricos.

Publicado
22/07/2025
Seção
Artigos