Desempenho de trincheiras de infiltração em diferentes tipologias de solo em área urbana e de vegetação nativa no Distrito Federal (DF)

  • Greison Santos Pereira Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos. Universidade de Brasília (UnB), Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte, CEP: 70910-900, Brasília, DF, Brazil.
  • Conceição de Maria Albuquerque Alves Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos. Universidade de Brasília (UnB), Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte, CEP: 70910-900, Brasília, DF, Brazil.
  • Tairone Paiva Leão Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária. Universidade de Brasília (UnB), Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte, CEP: 70910-900, Brasília, DF, Brazil.

Resumo

O aumento de eventos de inundações em grandes cidades tem impulsionado a busca por novas estratégias que incorporem unidades de Desenvolvimento de Baixo Impacto (DBI) na drenagem urbana. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o desempenho de trincheiras de infiltração para determinar parâmetros físicos de vazão e infiltração em diferentes tipos de solo no Distrito Federal (DF), comparando área urbana e bioma Cerrado preservado. Os resultados mostram que a maioria dos solos do Distrito Federal apresenta boas condições de infiltração, particularmente o Latossolo Vermelho e o Latossolo Vermelho-Amarelo. As trincheiras de infiltração foram eficazes no armazenamento de volumes significativos de água, especialmente durante eventos de escoamento inicial onde existem condições favoráveis ​​de umidade do solo. O Neossolo Regolítico apresentou baixa infiltrabilidade, tornando seu uso para trincheiras de infiltração não recomendado.

Palavras-chave: cerrado, latossolo vermelho, trincheiras de infiltração.


Publicado
29/10/2024
Seção
Artigos