Síntese verde de nanopartículas de ferro (Fe(NPs)) empregando extrato vegetal de Eucalyptus grandis: caracterização e determinação do potencial catalítico para redução de 4-nitrofenol acronyms

  • Filipe Kalil da Silva Naves Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Via do Conhecimento, s/n, km 01, CEP: 85503-390, Pato Branco, PR, Brazil.
  • Yasmin Milena Loth Bueno Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Via do Conhecimento, s/n, km 01, CEP: 85503-390, Pato Branco, PR, Brazil.
  • Raquel Dalla Costa da Rocha Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Via do Conhecimento, s/n, km 01, CEP: 85503-390, Pato Branco, PR, Brazil. Departamento de Química. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Via do Conhecimento, s/n, KM 01, CEP: 85503-390, Pato Branco, PR, Brazil.
  • Rodrigo Brackmann Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Via do Conhecimento, s/n, km 01, CEP: 85503-390, Pato Branco, PR, Brazil. Departamento de Química. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Via do Conhecimento, s/n, KM 01, CEP: 85503-390, Pato Branco, PR, Brazil.
  • Marcio Barreto Rodrigues Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Via do Conhecimento, s/n, km 01, CEP: 85503-390, Pato Branco, PR, Brazil. Departamento de Química. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Via do Conhecimento, s/n, KM 01, CEP: 85503-390, Pato Branco, PR, Brazil.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar um método de síntese verde de nanopartículas de ferro (Fe(NPs)) utilizando o extrato das folhas de Eucalyptus grandis, visando reduzir a geração de resíduos e diminuir o uso de insumos químicos convencionais, como o Borohidreto de sódio (NaBH4), sem comprometer a atividade catalítica. Diversas proporções volumétricas do extrato vegetal e de agente redutor NaBH4 foram testadas para compreender como essa variação afetaria as características morfológicas, estruturais e o poder catalítico do material. Nas análises realizadas, observou-se uma redução na cristalinidade das Fe(NPs) para proporções acima de 25% do extrato. No entanto, o tamanho das partículas permaneceu estável entre as diferentes sínteses, destacando-se o fato de que os íons de ferro apresentaram melhor dispersão em proporções de 40% e 50% do extrato. Em relação à estabilização, foram identificadas bandas características de compostos fenólicos, álcoois e ácidos carboxílicos, evidenciando a atuação do extrato no revestimento dos núcleos metálicos. Para avaliar o desempenho catalítico, foram conduzidos estudos de redução catalítica do contaminante 4-nitrofenol a 4-aminofenol, utilizando as Fe(NPs) como catalisadores. Os resultados revelaram conversões acima de 80% para as Fe(NPs) sintetizadas com proporções volumétricas de até 40% do extrato vegetal, indicando que a substituição do agente químico não afetou significativamente a atividade catalítica do biocatalisador. Por fim, os testes ecotoxicológicos realizados com Lemna minor e artemia salina demonstraram uma redução significativa na toxicidade do contaminante 4-nitrofenol, além de comprovar a biocompatibilidade das Fe(NPs) obtidas.

Palavras-chave: estabilização, óxidos de ferro, revestimento vegetal.


Publicado
24/07/2024
Seção
Artigos