Uso de um teste rápido de toxicidade para determinar carbendazim, fipronil e sulfentrazona e suas misturas afetaram o desenvolvimento embrionário inicial do peixe-zebra

  • Samara da Silva Gomes Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal. Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Avenida Dom Manoel de Medeiros, s/n, CEP: 52171-900, Recife, PE, Brazil.
  • Bruno Andre Fernandes de Jesus da Silva Nunes Departamento de Biologia. Centro de Estudos do Ambiente e do Mar. Universidade de Aveiro (UA), Campus de Santiago, 3810-193, Aveiro, Portugal.
  • Pabyton Gonçalves Cadena Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal. Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Avenida Dom Manoel de Medeiros, s/n, CEP: 52171-900, Recife, PE, Brazil.

Resumo

Devido ao uso exacerbado dos agrotóxicos e suas misturas e à dificuldade de avaliação de toxicidade, faz-se necessária a busca de ferramentas sensíveis para detectar precocemente potenciais riscos ambientais relacionados ao uso desses produtos químicos. Portanto, nosso objetivo foi avaliar os efeitos desses produtos usando um teste rápido de toxicidade de 24 h em embriões de zebrafish. Após exposição dos pesticidas carbendazim (carb), fipronil (fipr) e sulfentrazona (sulf) isolados e misturados, foi avaliado a letalidade e subletalidade em 24 hpf, e os efeitos na epibolia e coagulação das misturas nos embriões em 8 hpf, com este, essa metodologia pode ser extrapolada para diversos grupos de vertebrados, inclusive humanos. Os três pesticidas foram tóxicos em ambos os períodos de exposição, a 24 hpf, todas as concentrações utilizadas afetaram os embriões, ocorrendo efeitos letais e subletais. Aos 8 hpf, a análise de epibolia indicou que as misturas não potencializaram os efeitos em relação aos agrotóxicos isoladamente, sendo tóxicas na ordem: carb > sulf > fipr > fipr + sulf > carb + sulf > carb + fipr + sulf > carb + fipr + sulf > carb + fipr. Concluímos que o pesticida mais tóxico foi o sulfentrazona, uma vez que foi altamente tóxico para o desenvolvimento embrionário em 24 hpf e causou retardo na epibolia e alto percentual de coagulação em 8 hpf. Assim, vemos que o teste rápido de toxicidade foi eficaz na avaliação da toxicidade dos pesticidas e foi sensível na avaliação dos efeitos destes pesticidas em baixas concentrações.

Palavras-chave: epibolia, pesticidas, teratogenicidade.


Publicado
02/07/2024
Seção
Artigos