Monitoramento da concentração de ureia em diferentes inclinações na fertirrigação por gotejamento

  • Naila Cristina Kepp Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Rua Universitária, n° 2069, CEP: 85819-110, Cascavel, PR, Brazil.
  • Marcio Antonio Vilas Boas Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Rua Universitária, n° 2069, CEP: 85819-110, Cascavel, PR, Brazil.
  • Soni Willian Haupentha Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Rua Universitária, n° 2069, CEP: 85819-110, Cascavel, PR, Brazil.
  • Allan Remor Lopes Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Rua Universitária, n° 2069, CEP: 85819-110, Cascavel, PR, Brazil.
  • Vinicius Cossich Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Rua Universitária, n° 2069, CEP: 85819-110, Cascavel, PR, Brazil.

Resumo

A utilização de ferramentas de controle estatístico de processo na irrigação vem se difundindo por propiciar a investigação e detecção rápida e eficaz dos possíveis problemas ocasionados aos gotejadores, em especial, quando se utiliza fertilizante na água de irrigação e diferentes inclinações. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo utilizar cartas de controle estatístico de qualidade no acompanhamento da concentração de ureia em diferentes inclinações da linha lateral. O experimento foi desenvolvido em ambiente protegido no Laboratório de Irrigação e Fertirrigação (LIF), Cascavel-, PR. O delineamento experimental ocorreu em blocos casualizados em esquema fatorial 4x3, no qual foi avaliada a concentração de fertilizante em três níveis de declividade: com parcelas divididas em dois fatores, sendo o principal fator o tipo de água, representado por quatro parcelas: água limpa (proveniente de poço artesiano) e água com fertilizante nitrogenado,  ureia (44% N) em três concentrações (2 g L-1; 4 g L-1; 6 g L-1); e como segundo fator, os níveis de declividade, representado pela sub parcela: aclive (2%), nível (0%) e declive (2%). Os resultados mostram que as cartas de controle estatístico de Shewhart foram sensíveis na observação da modificação da uniformidade pelo acréscimo da concentração de fertilizante. A água com fertilizante (4 gL-1) afetou a uniformidade em todos os níveis de declividade estudado. Os resultados também mostram que altas concentrações de fertilizantes alteram o pH da água. As menores concentrações de ureia apresentaram os melhores resultados de uniformidade de distribuição.

Palavras-chave: irrigação por gotejamento, gráficos de controle, Shewhart, uniformidade.


Publicado
24/10/2023
Seção
Artigos