Estudo da eficácia de uma formulação ZnO–TiO2 na degradação de substâncias húmicas em chorume maduro por fotocatálise solar

  • Nicoly Milhardo Lourenço Nohara Departamento de Engenharia Química. Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP), Estrada Municipal do Campinho, n° 100, CEP: 12602-810, Lorena, SP, Brazil.
  • Helcio José Izário Filho Departamento de Engenharia Química. Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP), Estrada Municipal do Campinho, n° 100, CEP: 12602-810, Lorena, SP, Brazil.
  • Adriano Francisco Siqueira Departamento de Ciências Básicas e Ambientais. Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP), Estrada Municipal do Campinho, n° 100, CEP: 12602-810, Lorena, SP, Brazil.
  • Leandro Gonçalves de Aguiar Departamento de Engenharia Química. Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP), Estrada Municipal do Campinho, n° 100, CEP: 12602-810, Lorena, SP, Brazil.
  • Gabriel Caracciolo Koenigkam de Oliveira Departamento de Engenharia Química. Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP), Estrada Municipal do Campinho, n° 100, CEP: 12602-810, Lorena, SP, Brazil.
  • Evandro Luís Nohara Departamento de Engenharia Mecânica. Universidade de Taubaté (UNITAU), Rua Daniel Danelli, s/n, (Campus da Juta), CEP: 12060-440, Taubaté, SP, Brazil.
  • Marco Aurélio Kondracki de Alcântara Departamento de Ciências Básicas e Ambientais. Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP), Estrada Municipal do Campinho, n° 100, CEP: 12602-810, Lorena, SP, Brazil.
  • Diovana Aparecida dos Santos Napoleão Departamento de Ciências Básicas e Ambientais. Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP), Estrada Municipal do Campinho, n° 100, CEP: 12602-810, Lorena, SP, Brazil.

Resumo

O tratamento de chorume de aterro é uma questão ambiental importante, especialmente em países em desenvolvimento como o Brasil. Os processos oxidativos avançados (POA) têm sido considerados interessantes alternativas de tratamento. Neste estudo, misturas de ZnO–TiO2 foram incorporadas a uma matriz polimérica de tinta e fixadas em suportes. As tintas foram aplicadas pela sobreposição de camadas de revestimento em placas, resultando em alta espessura de filme (600 ± 80 µm). O tratamento do lixiviado maduro por um POA foi conduzido em um reator de fluxo contínuo conectado a um tanque de agitação sob irradiação solar. O objetivo foi avaliar a degradação de ácido húmico (HA) e ácido fúlvico + huminas (FAH). As maiores eficiências de remoção de HA e FAH foram 62% ± 4,9% e 16% ± 4,2%, respectivamente. O modelo cinético forneceu um R2 de 0,974. As constantes de velocidade para remoção de HA e FAH foram 2,96 e 1,03 × 10−3 min−1, respectivamente. Os modelos estatísticos para degradação de HA e FAH tiveram valores de R2 de 0,96 e 0,99, respectivamente. Ambas as abordagens indicaram que a degradação do HA é maior em pH ácido e concentrações mais altas de TiO2. A degradação de FAH foi favorecida por pH ácido e maiores concentrações de ZnO. Os modelos estatísticos mostraram a mesma diferença significativa na conversão entre as execuções repetidas, sugerindo uma difusão uniforme das frações através dos catalisadores.

Palavras-chave: ácido húmico e fúlvico, dióxido de titânio, fotocatálise heterogênea, óxido de zinco, tratamento de lixiviados de aterros sanitários.


Publicado
08/09/2023
Seção
Artigos