Concentração e eficiência óptimas do sistema foto fenton para o tratamento de um efluente têxtil sintético

  • Ana Paula Barrenechea Fernández Facultad de Ciencias Ambientales. Universidad Científica del Sur, Carretera Panamericana Sur, km 19, 15067, Villa El Salvador, Lima, Perú.
  • Paola Vela Brandon Facultad de Ciencias Ambientales. Universidad Científica del Sur, Carretera Panamericana Sur, km 19, 15067, Villa El Salvador, Lima, Perú.
  • Armando Jesus Vélez Azañero Facultad de Ciencias Naturales y Matemática. Universidad Nacional Federico Villarreal, Avenida Río Chepén, s/n, 15003, El Agustino, Lima, Perú.

Resumo

O processo Foto Fenton é uma alternativa para o tratamento de efluentes da indústria têxtil, sendo um reagente à base de Fe2+ e H2O2 + luz UV cujo mecanismo consiste em oxidar os contaminantes até que estejam aptos para lançamento em corpos d'água. O objetivo da pesquisa é determinar a concentração ótima de Fe2+ - H2O2 no tratamento de um efluente têxtil sintético e avaliar a eficiência do sistema. Um efluente têxtil sintético foi preparado em condições de laboratório, FeSO4 e H2O2 foram adicionados em diferentes concentrações com exposição à luz UV-A durante todo o processo. Daí se determinou a concentração ideal do reagente Foto Fenton era 400 mg L-1 Fe2+ e 12 ml L-1de H2O2, dosagem que conseguiu reduzir a turbidez, cor e DQO inicial em 100%, 99% e 83%, respectivamente, e conseguiu aumentar a OD em 11%. A remoção da turbidez foi obtida realizando o tratamento em meio ácido (pH 3), a presença de Fe+2 favoreceu a remoção significativa de DQO, o aumento de OD foi obtido com a presença de H2O2 e luz UV -A, resultando na remoção de cor do efluente.  À eficiência do sistema, determinou que o reagente Foto Fenton é uma excelente alternativa para o tratamento de efluentes têxteis com altas e baixas cargas orgânicas, reduzindo contaminantes derivados de processos industriais.

Palavras-chave: água, Fe2+-H2O2,  orgânico, oxidação, poluição, tecnologia limpa.


Publicado
31/05/2023
Seção
Artigos