Parâmetros populacionais do caranguejo-pêra Dissodactylus crinitichelis Moreira, 1901 (Decapoda, Brachyura, Pinoteridade) associado com a bolacha-do-mar Encope emarginata (Echinodermada, Echinoidea) no litoral sudeste brasileiro

  • Julia Rodrigues de Paula Departamento de Biologia. Universidade de Taubaté (UNITAU), Avenida Tiradentes, n° 500, CEP: 12030-180, Taubaté, SP, Brazil.
  • Isabela Ribeiro Rocha de Moraes Departamento de Biodiversidade e Bioestatística. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Rua Professor Doutor Antônio Celso Wagner Zanin, n° 250, CEP: 18618- 689, Botucatu, SP, Brazil.
  • Valter José Cobo Instituto Básico de Biociências. Departamento de Biologia. Universidade de Taubaté (UNITAU), Avenida Tiradentes, n° 500, CEP: 12030-180, Taubaté, SP, Brazil.

Resumo

Caranguejos do gênero Dissodactylus são frequentemente reconhecidos associados a alguma relação simbionte. O objetivo aqui é apresentar algumas características populacionais do caranguejo pinoterídeo Dissodactylus crinitichelis, em associação à bolacha-da-praia Encope emarginata, em escala temporal, destacando a distribuição em classes de tamanho, proporção sexual, recrutamento e período reprodutivo. Os caranguejos foram amostrados mensalmente, no infralitoral não consolidado, na Praia do Flamengo, Ubatuba, litoral norte paulista, junto às bolachas-da-praia, durante sessões de mergulho livre, mensalmente de agosto/2017 a julho/2018, com esforço amostral de aproximadamente 30 minutos/mês, por um coletor. Foram obtidos 426 caranguejos, dos quais 337 indivíduos jovens e 89 adultos sendo 51 fêmeas e 38 machos, incluindo 12 fêmeas ovígeras. O recrutamento foi registrado em praticamente todo o período amostrado, com pico de frequência em março, com 71 jovens. A proporção sexual verificada foi 1:1.3, desviada para as fêmeas. A maior da largura da carapaça para machos e fêmeas de D. crinitichelis foi de 6,6 e 7,65 mm, respectivamente. O principal caráter da população amostrada foi a presença dominante de jovens, o que sugere a existência de segregação espacial da população amostrada em simbiose à bolacha-da-praia, o que parece estabelecer regiões preferenciais de recrutamento nessa praia, o que torna a região de grande importância para a conservação dessa espécie de caranguejo

Palavras-chave: crustacea, ecologia, praia do Flamengo, simbiose, Ubatuba.


Publicado
31/05/2023
Seção
Artigos