Avaliação de comportamento hidráulico de rede de distribuição de água variando níveis de reservatórios, rugosidade e diâmetros com o uso do R e EPANET

  • Sara Maria Marques Instituto de Recursos Naturais. Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Avenida BPS, n° 1303, CEP:37500-903, Itajubá, MG, Brazil.
  • Fernando das Graças Braga da Silva Instituto de Recursos Naturais. Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Avenida BPS, n° 1303, CEP:37500-903, Itajubá, MG, Brazil.
  • Alex Takeo Yasumura Lima Silva Instituto de Recursos Naturais. Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Avenida BPS, n° 1303, CEP:37500-903, Itajubá, MG, Brazil.
  • Matheus David Guimarães Barbedo Instituto de Recursos Naturais. Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Avenida BPS, n° 1303, CEP:37500-903, Itajubá, MG, Brazil.
  • Mateus Cortez Marcondes Instituto de Recursos Naturais. Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Avenida BPS, n° 1303, CEP:37500-903, Itajubá, MG, Brazil.
  • Solange Cristina Raimundo Alves Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Avenida BPS, n° 1303, CEP:37500-903, Itajubá, MG, Brazil.
  • José Antonio Tosta dos Reis Centro Tecnológico. Departamento de Engenharia Ambiental. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Avenida Fernando Ferrari, n° 514, CEP: 29075-910, Vitória, ES, Brazil.

Resumo

O uso desordenado dos recursos hídricos tem levado ao esgotamento, resultando no surgimento de questões ambientais e sociais. Um aspecto relevante a ser observado nos sistemas de abastecimento de água são as perdas físicas que ocorrem durante todo o processo operacional do sistema. Muitos pacotes de software diferentes permitem simulações de pressões e fluxos em redes de água. O mais utilizado é o EPANET. O epanet2toolkit é um pacote R recentemente desenvolvido que realiza a interação entre EPANET e R. Com base nesta ferramenta, são desenvolvidos um conjunto de funções para estudar e avaliar uma rede teórica. O objetivo é encontrar uma configuração de rede ideal (projeto) principalmente para gerenciamento de pressão que reduza simultaneamente as perdas físicas. Os elementos da rede hídrica, como rugosidade, níveis dos reservatórios e diâmetros são utilizados como parâmetros. Uma simulação de Monte Carlo é gerada, com base em valores aleatórios dos parâmetros desta rede. A partir destes, é encontrado um cenário de pressão ideal, resultando em uma redução de 11,6% na ocorrência de perdas físicas em relação ao caso base.

Palavras-chave: avaliação hidráulica, epane2toolkit, redes de distribuição.


Publicado
17/03/2023
Seção
Artigos