Capacidade de Suporte de um lago de várzea para a produção intensiva de peixes (Rondônia, Brasil)

  • Eloi Bispo Bezerra Neto Departamento de Engenharia de Pesca. Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Rua da Paz, n° 4276, CEP: 76916-000, Presidente Médici, RO, Brazil.
  • Rodrigo Vieira Alves Amaral Departamento de Engenharia de Pesca. Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Rua da Paz, n° 4276, CEP: 76916-000, Presidente Médici, RO, Brazil.
  • Elton Lima Borges Departamento de Química Fundamental. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Avenida Jornalista Aníbal Fernandes, s/n, CEP: 50740-560, Recife, PE, Brazil.
  • Tatiane Emilio Checchia Departamento de Engenharia Civil. Universidade Federal de Rondônia (UNIR), BR-364, km 9,5, CEP: 76801-059, Porto Velho, RO, Brazil.
  • Charles Hanry Faria Júnior Departamento de Engenharia de Pesca. Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Campus Tapajós, Rua Vera Paz, s/n, CEP: 68040-255, Santarém, PA, Brazil.
  • Diego Maia Zacardi Laboratório de Ecologia do Ictioplâncton e Pesca em Águas Interiores. Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Campus Tapajós, Rua Vera Paz, s/n, CEP: 68040-255, Santarém, PA, Brazil.
  • Caroline Pereira de Campos Departamento de Ensino, Instituto Federal de Roraima (IFRR), Campus Novo Paraíso, BR-174, s/n, CEP: 69365-000, Caracaraí, RR, Brazil.
  • Raniere Garcez Costa Sousa Departamento de Engenharia de Pesca. Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Rua da Paz, n° 4276, CEP: 76916-000, Presidente Médici, RO, Brazil.

Resumo

A bacia Amazônica se destaca principalmente por suas extensas áreas alagadas, que durante o período de cheia se tornam importantes ambientes para a manutenção do ciclo de vida de muitas espécies de peixes. Esta planície de inundação atua como fonte de alimento e área para o crescimento e reprodução para as assembleias de peixes. No entanto, existem poucos estudos sobre o uso dos lagos de várzeas para a criação de peixes em cativeiro. Todavia, aqui analisamos a capacidade de suporte e os parâmetros ambientais do lago Cujubim, na bacia do rio Madeira, visando o seu uso para a implementação da criação intensiva de peixes (sistemas de tanques rede). No período de 2019 a 2020 foram realizados perfis batimétricos e coleta de dados limnológicos, considerando a sazonalidade do nível da água e a forma do lago Cujubim. Os dados da batimetria foram primordiais para verificar os parâmetros de profundidade, área e volume do lago, enquanto que os dados limnológicos contribuíram com as análises estatísticas para a avaliação do estado de sanidade e capacidade de suporte para criação de peixes em sistema intensivo de produção. Os dados coletados, das análises limnológicas e do perfil de profundidade, indicaram que o lago Cujubim é apropriado para a criação de peixes, e tem uma capacidade de suporte estimada de 468,31 toneladas de peixes por ano. Dessa forma, propomos aqui uma alternativa social e viável para o desenvolvimento da piscicultura intensiva em área de lago de várzea no estado de Rondônia, Brasil.

Palavras-chave: bacia amazônica, piscicultura, tanques rede.


Publicado
17/03/2023
Seção
Artigos