Análise da influência da gestão de demanda agrícola na disponibilidade hídrica da bacia hidrográfica do Rio Urubu – Tocantins, Brasil

  • Nicole John Volken Faculdade de Tecnologia. Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos. Universidade de Brasília (UnB), Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, CEP: 70919-900, Brasília, DF, Brazil.
  • Ricardo Tezini Minoti Faculdade de Tecnologia. Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Universidade de Brasília (UnB), Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP: 70919-900, Brasília, DF, Brazil.
  • Conceição Maria de Albuquerque Alves Faculdade de Tecnologia. Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos. Universidade de Brasília (UnB), Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, CEP: 70919-900, Brasília, DF, Brazil
  • Fernán Enrique Vergara Departamento de Engenharia Ambiental. Universidade Federal do Tocantins (UFT), Quadra ARNO 14, Avenida NS 15, CEP: 77001-090, Palmas, TO, Brazil.

Resumo

O rio Urubu faz parte da bacia hidrográfica do rio Formoso, localizado no estado do Tocantins na região Norte do Brasil, sendo uma importante região agrícola e com forte utilização da irrigação para fortalecer a produção de arroz, cultivado na estação chuvosa, e em especial da soja para semente, durante a estação seca. A elevada dependência da irrigação associada a uma pluviosidade abaixo da média registrada no ano de 2016 que se estendeu pelos anos seguintes, ocasionou um período de escassez hídrica com impactos ambientais severos na bacia do rio Urubu. A disponibilidade hídrica na Bacia foi modelada com uso da ferramenta WEAP, com o objetivo de avaliar a necessidade de alteração das demandas de água para irrigação, buscando manter uma mínima vazão remanescente no rio Urubu. Para isso foram simulados cenários de redução percentual da vazão captada pelas bombas hidráulicas de irrigação. O período de análise foi de julho 2018 a junho de 2019 devido à restrição de disponibilidade de dados. Os resultados dos cenários indicam a necessidade de redução de 35% da demanda de referência para evitar uma interrupção na vazão do rio, sendo esse valor ainda maior na quando uma parcela dos agricultores não reduza o consumo. Para mudança da gestão dos recursos hídricos na bacia do rio Urubu, a participação dos diversos agentes se mostra fundamental, onde é preciso aumentar a eficiência na irrigação aliando alterações nos limites de outorgas de uso da água e aplicação de restrições de captação na estação seca. 

Palavras-chave: análise de cenários, balanço hidrológico, modelo hidrológico.


Publicado
10/08/2022
Seção
Artigos