Distribuição e avaliação do risco ambiental de metais pesados no reservatório Aguada Blanca, Peru

  • Alfonso Torres Espirilla Academic Department of Biology. Faculty of Biological Sciences. Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Daniel Alcides Carrión, s/n, 04001, Arequipa, Peru.
  • Trinidad Betty Paredes de Gómez Academic Department of Chemistry. Faculty of Natural and Formals Sciences. Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Avenida Independencia, s/n, 04001, Arequipa, Peru.

Resumo

Sedimentos contendo altas concentrações de metais pesados em reservatórios, lagos e rios, podem ressuspender no ambiente aquático e impactar negativamente na qualidade da água. A concentração de 10 elementos foi estudada em sedimentos superficiais e na água do reservatório Aguada Blanca, Peru, uma importante fonte de água para 1.080.000 pessoas na árida província de Arequipa. Foram determinados o enriquecimento, acúmulo, risco ecológico e distribuição de metais no sedimento, enquanto as informações de metais pesados na água foram utilizadas para corroborar a qualidade do sistema aquático. Amostras de sedimentos e água foram coletadas em nove pontos em 2019. Espacialmente, os metais pesados apresentaram variações ao longo da área de estudo com aumento para a maioria dos elementos próximos à parte mais profunda do reservatório. A concentração média de Cd no sedimento foi 4 vezes maior do que o fundo natural. Na água, o As foi o único elemento que ultrapassou as regulamentações peruanas (As > 10 μg L-1). O Fator de Enriquecimento (EF) e Índice de Geoacumulação (Igeo) dos metais no sedimento apresentaram a seguinte ordem: Cd>As>Pb>Zn>Cu>Ni>Cr, sendo Ni e Cr os únicos elementos que não apresentaram enriquecimento. O Igeo mais expressivo foi o Cd (1.21 ± 1.45), apresentando uma classificação de moderada a fortemente contaminada. O risco ecológico potencial integrado (RI) do Cd apresentou valores elevados em 5 pontos do reservatório. Os resultados encontrados fornecem informações necessárias para estabelecer estratégias de controle sobre a qualidade do sistema aquático.

Palavras-chave: metais pesados, qualidade da água, reservatório, sedimentos.


Publicado
10/08/2022
Seção
Artigos