Análise fisiográfica da bacia do rio Atibaia e mapeamento de suscetibilidade à inundação no município de Campinas-SP, Brasil

  • Bruno de Souza Garcia Departamento de Engenharia Agronômica. Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Estrada Municipal Pastor Walter Boger, s/n, CEP: 13448-900, Engenheiro Coelho, SP, Brazil.
  • Camila da Silva Dourado Departamento de Engenharia Agronômica. Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Estrada Municipal Pastor Walter Boger, s/n, CEP: 13448-900, Engenheiro Coelho, SP, Brazil. Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Avenida André Tosello, n° 209, CEP: 13083-886, Campinas, SP, Brazil.
  • Ana Maria Heuminski de Avila Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Avenida André Tosello, n° 209, CEP: 13083-886, Campinas, SP, Brazil.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo a caracterização e análise dos fatores fisiográficos da bacia do rio Atibaia e sua influência nos processos de enchentes e inundações, além de avaliar a suscetibilidade a eventos de inundação para o município de Campinas, nos anos de 1985 e 2019. Em um primeiro momento, foram utilizadas técnicas de geoprocessamento e índices definidos na literatura a fim de proporcionar uma compreensão abrangente da bacia do rio Atibaia quanto a seus atributos geométricos, de relevo e drenagem e sua influência aos processos de inundação, com o intuito de fornecer suporte à tomada de decisão referente às ações preventivas e mitigadoras dos impactos socioeconômicos e ambientais na região. Em um segundo momento, as características pedogeomorfológicas e de uso e ocupação da terra do município de Campinas foram processadas por meio de técnicas de geoprocessamento e aplicadas ao Processo Analítico Hierárquico com a finalidade de gerar o mapeamento específico do município quanto a sua suscetibilidade a inundações. O mapeamento permitiu conhecer os locais críticos do município de Campinas, elegendo áreas prioritárias às ações e programas governamentais no tocante à gestão urbana e ambiental, podendo orientar ainda a geração de novos estudos na escala de detalhe, com vistas à prevenção e contingência de possíveis impactos decorrentes dos processos de inundação.

Palavras-chave: análise espacial multicritério, bacia hidrográfica, risco hídrico.


Publicado
31/05/2022
Seção
Artigos