Decaimento da concentração de cloro residual livre influenciado pelo tempo de percurso nas redes de abastecimento de água

  • Luciano de Oliveira Escola de Engenharia Civil e Ambiental. Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária. Universidade Federal de Goiás (UFG), Avenida Universitária, n° 1488, CEP: 74605-220, Goiânia, GO, Brazil.
  • Diana Rosa dos Reis Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola. Universidade Estadual de Goiás (UEG), BR 153, Km 99, Zona Rural, CEP: 75132-903, Anápolis, GO, Brazil.
  • Nora Katia Saavedra del Aguila Hoffmann Departamento de Hidráulica e Saneamento. Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária. Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (EECA-UFG), Avenida Universitária, n° 1488, CEP: 74605-220, Goiânia, GO, Brazil.

Resumo

A cloração é o método mais utilizado para promover a desinfecção da água para consumo humano. Durante a passagem de água clorada em sistemas de abastecimento de água, a concentração de cloro residual livre (CRL) decai, cuja taxa de reação depende das características da água natural. Neste trabalho, foi avaliado a decadência da concentração de residual de cloro livre em dois tipos de água, subterrânea e superficial, com diferentes concentrações de matéria orgânica, sob a perspectiva da influência do tempo de deslocamento da água, dependente dos cenários de consumo nas redes de distribuição, cujos módulos de abastecimento são caracterizados por baixa adensamento populacional e operam sob as condições iniciais de demanda previstas nos projetos. Foi considerado o efeito da temperatura e do carbono orgânico total (COT) sobre os valores das constantes cinéticas de decaimento de massa (kb), utilizadas nos modelos matemáticos que simulam a qualidade da água. Os tempos de viagem nos nós mais críticos e as concentrações mínimas de desinfetante na entrada do módulo de abastecimento para cumprir a legislação foram iguais a 40 horas e 0,27-0,28 mg L-1 para as redes de distribuição do condomínio Vale dos Pássaros e 144 horas e 0,30-0,36 mg L-1 para o condomínio Terras Alphaville.

Palavras-chave: COT, desinfecção, qualidade da água.


Publicado
31/05/2022
Seção
Artigos