Modelagem indireta de cafeína em um rio urbano

  • Luis Otávio Miranda Peixoto Departamento de Hidráulica e Saneamento. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, n° 100, Bloco H, CEP: 81530-000, Curitiba, PR, Brazil.
  • Luana Mayumi Takahasi Marques Departamento Acadêmico de Química e Biologia. Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Rua Deputado Heitor de Alencar Guimarães, n° 5000, Bloco EC, CEP: 81280-340, Curitiba, PR, Brazil.
  • Alinne Mizukawa Departamento de Hidráulica e Saneamento. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, n° 100, Bloco H, CEP: 81530-000, Curitiba, PR, Brazil.
  • Julio Cesar Rodrigues de Azevedo Departamento Acadêmico de Química e Biologia. Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Rua Deputado Heitor de Alencar Guimarães, n° 5000, Bloco EC, CEP: 81280-340, Curitiba, PR, Brazil.

Resumo

A cafeína é utilizada mundialmente como um traçador químico para identificar pressões antrópicas em recursos hídricos urbanos. No entanto, a sua quantificação demanda grandes investimentos financeiros. Este estudo tem como objetivo criar um modelo que determinaria, indiretamente, uma banda de possíveis concentrações de cafeína ao longo de um rio urbano, sem a necessidade de esforço laboratorial. O modelo se baseia na análise de correlação canônica, que é capaz de correlacionar dois conjuntos de variáveis, dependentes e independentes, de diferentes dimensões e gerar uma equação que resumiria a relação. Esta equação utiliza como entrada as concentrações de nitrogênio ammoniacal e ortofosfato, e como saída a população total, e habitantes em zonas irregulares, assim como a concentração de cafeína. A partir do modelo, foi possível elaborar uma banda de possíveis concentrações de cafeína ao longo do rio. Este modelo possui a capacidade de ser utilizado como uma ferramenta preliminar para gestores e pesquisadores.

Palavras-chave: análise de correlação canônica, cafeína, qualidade das águas superficiais.


Publicado
29/03/2022
Seção
Artigos