Aplicação da metodologia simplificada de classificação de pequenas barragens em cascata

  • Daniel Andrioli de Lima Faculdade de Tecnologia. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Rua Paschoal Marmo, n° 1888, CEP: 13484-332, Limeira, SP, Brazil.
  • Guilherme Theodoro Nascimento Pereira de Lima Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (DPGF/UGPUMA). Prefeitura Municipal de Jundiaí, Avenida da Liberdade, s/n, CEP: 13214-900, Jundiai, SP, Brazil.
  • Vitor Eduardo Molina Júnior Faculdade de Tecnologia. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Rua Paschoal Marmo, n° 1888, CEP: 13484-332, Limeira, SP, Brazil.
  • Laura Maria Canno Ferreira Fais Faculdade de Tecnologia. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Rua Paschoal Marmo, n° 1888, CEP: 13484-332, Limeira, SP, Brazil.

Resumo

Barragens são elementos com alto potencial de risco devido à probabilidade de ruptura. Um acidente pode causar graves consequências para a economia, para o meio ambiente, além da perda de vidas humanas. Além das grandes barragens para geração de energia, existe também um grande número de pequenas barragens de terra no mundo, principalmente em áreas rurais, construídas com a finalidade de irrigação ou dessedentação de animais. Os problemas com pequenas barragens também são frequentes, especialmente em períodos de muita chuva, quando estão mais sujeitos a rompimento. Quando as barragens estão em cascata, a probabilidade de seu rompimento é ainda maior do que quando há barragem isolada, pois, na maioria dos casos, as pequenas barragens não possuem borda livre suficiente para conter o volume proveniente da barragem mais a montante. Porém, no Brasil, para barragens de água, a legislação abrange apenas as grandes, a menos que sejam classificadas com alto Dano Potencial Associado (DPA). Assim, não existe uma legislação específica para pequenas barragens, o que significa que muitas delas não passam por inspeções regulares e avaliações de segurança adequadas. Este trabalho visa aplicar a classificação simplificada desenvolvida pelo Laboratório de Engenharia Civil de Portugal (LNEC) para barragens em cascata e compará-la com a classificação da lei brasileira para a DPA, avaliando a sua aplicabilidade para pequenas barragens. Desta forma, este método de classificação poderá complementar e facilitar a tomada de decisões por parte dos proprietários e reguladores, permitindo assim uma atenção especial à segurança das pequenas barragens em todo o mundo.

Palavras-chave: barragens em cascata, pequenas barragens de terra, segurança de barragens. 


Publicado
08/02/2022
Seção
Artigos