Estudo analítico da qualidade da água e das superfícies de sedimentos em contaminantes de metal pesado Pb e Cd na seção a jusante do rio Musi, Sumatra do Sul, Indonésia

  • Agus Tjahjono Engineering Department. Politeknik Transportasi Sungai, Danau dan Penyeberangan Palembang, Jalan Sabar Jaya no. 116, Perajen, Banyuasin Regency, South Sumatera, Indonesia.
  • Rudy Sugiharto Nautical Studies Department. Politeknik Transportasi Sungai, Danau dan Penyeberangan Palembang, Jalan Sabar Jaya no. 116, Perajen, Banyuasin Regency, South Sumatera, Indonesia.
  • Okvita Wahyuni Port and Shipping Management. Politeknik Ilmu Pelayaran Semarang, Jalan Singosari no. 2 a, Central Java, Indonesia.

Resumo

A pesquisa teve como objetivos (1) analisar o conteúdo de Pb e Cd na água e no sedimento; (2) analisar os parâmetros físicos e químicos da água; (3) determinar o fator de enriquecimento e o índice de acumulação de Pb e Cd nos sedimentos; e (4) identificar a qualidade da água com base no Índice de Poluição (IP) e STORET. A análise foi realizada por meio de técnicas estatísticas: PCA (Análise de Componentes Principais) e correlação de Pearson. A pesquisa foi conduzida na seção a jusante do rio Musi, Palembang, usando a técnica de amostragem aleatória. Com base na análise, constatou-se que o teor de Pb e Cd nas águas superou o padrão de qualidade, enquanto o teor de ambos os metais pesados encontrados no sedimento ainda atendia ao padrão de qualidade. Verificou-se também que diversas variáveis dos parâmetros físicos e químicos não atendiam aos critérios. Com base no Fator de Enriquecimento (EF) e no Índice de Acumulação (Igeo) de Pb e Cd, o rio não havia sido contaminado. Os valores do índice de poluição de IP e STORET indicaram que a água estava altamente poluída. Com base no PCA foram encontrados três fatores que afetam a qualidade da água do rio.

Palavras-chave: abiótico, avaliação, contaminação, índice, lama, qualidade.


Publicado
03/02/2022
Seção
Artigos