Spill, Transport and Fate Model (STFM): Desenvolvimento e Validação

  • Daniel Constantino Zacharias Departamento de Ciências Atmosféricas. Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP), Rua do Matão, n° 1226, CEP:05508-090, São Paulo, SP, Brazil.
  • Adalgiza Fornaro Departamento de Ciências Atmosféricas. Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP), Rua do Matão, n° 1226, CEP:05508-090, São Paulo, SP, Brazil.

Resumo

O Spill, Transport and Fate Model é uma nova ferramenta computacional para modelar derramamentos de petróleo em águas brasileiras, desenvolvido no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. O STFM foi projetado para auxiliar nas análises de impacto ambiental e na qualidade da água, com finalidade acadêmica e para estudos de licenciamento ambiental. Neste trabalho são apresentadas a formulação do modelo, as avaliações de desempenho e a validação dos resultados. Essas são fases necessárias para que o modelo seja disponibilizado ao público.

Palavras-chave: contaminação das praias, derramamento de óleo, modelagem de óleo, qualidade da água, STFM.


Publicado
26/01/2022
Seção
Artigos