Variabilidade espacial da erodibilidade do solo em áreas de pastagens e floresta no município de Porto Velho, Rondônia

  • Lucivânia Izidoro da Silva Programa de Pós-Graduação em Agronomia Tropical. Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Avenida General Rodrigo Otavio Jordao Ramos, n° 1200, CEP: 69067-005, Manaus, AM, Brazil.
  • Milton César Costa Campos Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente. Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Rua 29 de Agosto, n° 786, CEP: 69077-000, Manaus, AM, Brazil.
  • Wildson Benedito Mendes Brito Faculdade de Ciências Agrárias. Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Avenida General Rodrigo Otavio Jordao Ramos, n° 1200, CEP: 69067-005, Manaus, AM, Brazil.
  • José Maurício da Cunha Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente. Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Rua 29 de Agosto, n° 786, CEP: 69077-000, Manaus, AM, Brazil.
  • Alan Ferreira Leite de Lima Faculdade de Ciências Agrárias. Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Avenida General Rodrigo Otavio Jordao Ramos, n° 1200, CEP: 69067-005, Manaus, AM, Brazil.
  • Luís Antônio Coutrim dos Santos Centro De Estudos Superiores De Itacoatiara. Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Avenida Mário Andreazza, nº 2960, CEP: 69101-603, Itacoatiara, AM, Brazil.
  • Abdul Luís Hassane Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Doutorando em Geografia na Universidade Federal Rio Grande de Sul. Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Zambeze (UniZambeze), Avenida Alfredo Lawley, CP 369 Matacuane, Beira, Moçambique.

Resumo

A erodibilidade é uma característica do solo que representa a susceptibilidade com que suas partículas da camada mais superficial são levadas e transportadas para locais mais baixos por agentes erosivos, causando danos ambientais e econômicos. O objetivo deste trabalho foi estimar a erodibilidade do solo em áreas de pastagens e florestas no município de Porto Velho-Rondônia. Em campo, foram selecionadas três áreas com diferentes tipos de vegetação, uma com braquiária, outra com capim mombaça e uma terceira em floresta nativa. Nas áreas com pastagens, foi delineada uma malha amostral de tamanhos iguais (90 m x 60 m), e na área de floresta uma malha amostral aproximada (90 m x 50 m), com espaçamento regular de 10 m entre os pontos amostrais para ambas as áreas. A amostragem foi realizada nos pontos de cruzamento da malha na profundidade de 0,0-0,2 m, compondo 70 pontos amostrais nas áreas com pastagens e 60 pontos amostrais na área de floresta, totalizando 200 amostras. Em seguida, foram realizadas análises laboratoriais para determinação da textura seguida do fracionamento da areia, e do carbono orgânico seguida da estimativa da matéria orgânica do solo. Os fatores de erodibilidade foram calculados por meio de modelos de predição indireta e, em seguida, foram aplicadas técnicas univariadas, geoestatísticas e multivariadas. Os ambientes de pastagem diferiram do ambiente de floresta. No entanto, a área de capim mombaça funciona como um ambiente intermediário entre a floresta e a braquiária, estando mais próxima do ambiente de floresta.

Palavras-chave: componentes principais, fatores erodibilidade, krigagem.


Publicado
27/12/2021
Seção
Artigos