Material de baixo custo como substrato ativo para remoção de fósforo em efluentes sintéticos: uma proposta de tecnologia social para o tratamento

  • Ana Caroline da Silva Soares Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente. Universidade Federal do Tocantins (UFT), Quadra 109 Norte, Av. NS 15, ALCNO-14, Bloco II, sala 07, Plano diretor Norte, CEP: 77001-090, Palmas, TO, Brazil.
  • Liliana Pena Naval Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente. Universidade Federal do Tocantins (UFT), Quadra 109 Norte, Av. NS 15, ALCNO-14, Bloco II, sala 07, Plano diretor Norte, CEP: 77001-090, Palmas, TO, Brazil.

Resumo

Considerando a importância do desenvolvimento de tecnologias simplificadas e de controle social nas ações de saneamento, este estudo investigou a utilização da laterita para remoção de fósforo em efluentes sintéticos, por adsorção, como alternativa de baixo custo com possibilidade de reuso do efluente gerado, para comunidades onde o acesso ao saneamento é limitado. No delineamento experimental, foram utilizadas as variáveis pH, tempo de contato, granulometria e dosagem de laterita. O planejamento fatorial foi usado para processamento, otimização e conveniência. Observou-se que a eficiência de remoção não interferiu significativamente em relação às variáveis pH e tempo de contato. A cinética dos experimentos em batelada mostrou que o tempo de contato ideal foi de 6,4 horas. A capacidade de adsorção foi plotada contra a concentração de equilíbrio e a isoterma de Freundlich e Langmuir. Apresentando-se a isoterma de Langmuir como a mais adequada para adsorção de fósforo. Os resultados mostram que a laterita foi eficaz na adsorção de fósforo na ordem de remoção de 87%, mostrando-se um potencial material adsorvente.

Palavras-chave: adsorção de fosfato, laterita, tratamento simplificado de efluentes.


Publicado
22/11/2021
Seção
Artigos